*Campanha: BRT Salvador 2024 – PUP

Castramóvel prossegue com atendimento no CEU de Valéria



O Castramóvel, serviço itinerante de castração de cães e gatos, prossegue com as atividades no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), localizado em Valéria. Nas segundas, quartas e sextas-feiras, o atendimento é prioritário para gatos. Já nas terças e quintas-feiras, é a vez dos cães. Iniciado no último dia 19 no local, o Castramóvel atendeu 170 animais, entre cães e gatos.

A escolha do CEU de Valéria para instalação da unidade, segundo Igor Santos, técnico da Diretoria de Proteção Animal (Dipa) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), atende a um pedido da própria comunidade, já que o local possui muitos cães. “Essa era uma demanda antiga dos moradores, que haviam solicitado à Dipa a presença do Castramóvel. Então, programamos para este mês a primeira vinda do serviço ao bairro”, disse o técnico.

Na manhã desta quinta-feira (29), 35 animais aguardavam o atendimento de triagem para o procedimento. A contadora Maria do Carmo Teixeira, de 48 anos, levou o cachorro Bob, sem raça definida, para castrar. “É maravilhoso ter esse atendimento aqui. Temos muitos cachorros e a maioria do bairro é carente. Só de não precisar se deslocar, facilita bastante”.

O barbeiro William Santana aguardava a vez do atendimento da cadela Malu. “A gente decidiu trazer ela para evitar complicações e ter cria desprogramada. É importante para a comunidade ser assistida dessa forma, porque às vezes demora ter que locar carro para ir em outro bairro e, assim, muitas pessoas deixam de castrar. O Castramóvel facilita o acesso”, reconhece.

Número de vagas – Por dia, são realizados até 60 procedimentos no local. Ao todo, dez vagas são oferecidas para marcação presencial, de segunda a sexta, das 8h às 10h. As demais podem ser agendadas através do email agendamento.dipa@gmail.com ou nos postos de saúde da rede municipal. Basta enviar ou apresentar RG e CPF do tutor, comprovante de residência de Salvador, Cartão SUS e cartão de vacina antirrábica do animal atualizada.

No dia agendado é realizada a triagem do animal. Caso esteja tudo em ordem com a saúde, a castração é feita em seguida. Devido à pandemia, a recomendação é que compareça apenas o tutor e o animal, no intuito de continuar evitando aglomerações. É importante que o animal esteja em jejum, e o tutor deve apresentar RG e cartão SUS, além do cartão de vacinação do animal.

A castração auxilia no controle populacional de cães e gatos, além de reduzir as doenças reprodutivas e os riscos de enfermidades mamárias, ovarianas e uterinas, em razão da alta taxa hormonal. Isso reduz também o risco de doenças como raiva e leishmaniose, que podem ser transmitidas de animais para humanos.

Em 2022, além de Valéria, o Castramóvel I passou pela base da Guarda Civil Municipal (GCM), na Avenida San Martin, além de São Cristóvão, Barroquinha e Pernambués. Já o Castramóvel II já passou, em 2022, pelas localidades de Cajazeiras X, Engenho Velho da Federação e Parque da Cidade, onde permanece.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

*Campanha: BRT Salvador 2024 – PUP