*Campanha: VIDA NOVA SALVADOR 2024 – PUP

Centro Dia promove atividade em celebração ao mês da Consciência Negra




Para celebrar o Mês da Consciência Negra, a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), através do Centro Dia, realizou esta semana palestra com a temática “Empoderamento da Mulher Negra”. Participaram da atividade os familiares das crianças com microcefalia, doenças congênitas do zika vírus e outras deficiências, atendidas e acompanhadas pelo equipamento socioassistencial.

Para promover a valorização da estética e autoestima da mulher negra, uma oficina de turbantes foi realizada para completar a programação do evento. “Tem sido uma experiência maravilhosa ser atendida no Centro Dia. Aqui tem me acolhido, tem acolhido minha filha também. Esses momentos que vocês estão proporcionando são muito importantes, porque muitas vezes, a luta do dia a dia não permite a gente se valorizar. E agora estou tendo a oportunidade de me redescobrir”, declarou Jaudirene de Jesus, mãe de assistida pela instituição.

“Oportunizar esses momentos de convivência, informação e descontração para os familiares das crianças atendidas é muito significativo, pois essas mulheres dedicam-se quase que exclusivamente aos cuidados de seus filhos, que demandam muita atenção. Além de ter a oportunidade de refletir sobre uma temática imprescindível para formação de uma sociedade antirracista, no Centro Dia, elas encontram esse espaço para o autocuidado e desenvolvimento do bem estar social”, destaca o secretário da Sempre, Daniel Ribeiro.

Funcionamento – Administrado pela Sempre, o Centro Dia funciona na Rua Itatuba, 201, Edifício Cosmopolitan Mix, Parque Bela Vista. O público preferencial do serviço são crianças de zero a 6 anos com microcefalia e outras doenças congênitas provocadas pelo zika vírus. Ele atende também crianças e adolescentes com outras deficiências e, atualmente, possui cerca de 500 usuários cadastrados.

Todos os assistidos contam com auxílio para emitir benefícios como o passe livre e o Cadastro Único (CadÚnico), além de orientações sobre os direitos da criança, atendimento com psicóloga e assistente social, fisioterapeuta, dentista e pedagogo. Há, ainda, a possibilidade de permanência da criança no centro por um turno.

O trabalho no local é baseado em atividades individuais e coletivas para fortalecimento de vínculos e cuidados pessoais da pessoa com deficiência, além de orientação e apoio aos cuidadores e familiares nas suas atividades cotidianas e encaminhamentos para a rede de serviços locais. Caso alguma família precise do apoio do Centro Dia, basta procurar a unidade com documentos de identificação, comprovante de residência no município de Salvador e laudo ou relatório médico atestando a deficiência.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

*Campanha: Operação Chuva 2024 – PUP