Estudantes da rede municipal de ensino de Salvador visitaram, na manhã desta sexta-feira (30), a 16ª edição do Festival de Cultura Japonesa, no Parque de Exposições, na Avenida Paralela. Durante todo o dia, alunos do 6º e 7º anos de escolas de diferentes Gerências Regionais de Educação (GRE) estiveram no espaço, conhecendo mais sobre o país asiático e suas tradições, como forma de ampliar o conhecimento.
No turno da manhã, cerca de 200 jovens das escolas municipais Lagoa do Abaeté, Pituaçu, Teresa Cristina (Piatã), Itapuã, além da Joir Brasileiro (em Brotas), foram os primeiros a terem contato com o universo nipônico.
No turno da tarde, é a vez das escolas municipais Visconde de Cairu (Paripe), Sebastião Dias (Daniel Lisboa), Olga Figueiredo (Cosme de Farias), Comunitária da Histarte (Brotas), além da Alfredo Amorim (Ribeira), Hilda Fortuna (Castelo Branco), Bosque das Bromélias (Jardim das Margaridas) e Professor Ricardo Pereira (Cajazeiras VIII), totalizando quase 600 alunos participantes.
Gestor da escola de Pituaçu, Valter Correia Júnior destacou a importância deste tipo de atividade para os alunos. “A gente sabe que sair da sala de aula é muito importante. Porque aprendizado não acontece só nela. Às vezes, o estar fora, fazendo intercâmbio, conhecendo outras culturas, consegue-se ter uma absorção maior e compreender muito mais em termos de conhecimento. Portanto, essas saídas também são importantíssimas. Essa atividade, hoje, beneficia alunos na faixa dos 11, 12 anos”, avaliou.
A aluna do 6º ano Pâmela Araújo, de 12 anos, participou pela primeira vez do evento. “Eu queria conhecer alguns aspectos do Japão e algumas estruturas assim. Gostei muito de tudo que vi e me sinto como se estivesse lá”.
Também estudante do 6º ano, Julia Souza, 12, descreveu a experiência de visitar o festival dedicado ao país asiático.“Está sendo muito interessante aprender mais sobre o Japão. Já conhecia algumas coisas porque eu assisto vários desenhos e animes na TV. Sempre quis vir aqui”, celebrou.
Aluno da Escola Municipal Joir Brasileiro, David Roberts, 15, está no nono ano do Ensino Fundamental e foi também foi primeira vez no festival. “A visita está maravilhosa, tem uns carros ali que são lindos. Também fiz umas artes, uns desenhos que ficaram muito bons. Já acompanhava a cultura japonesa há muito tempo assistindo anime, as culturas, comida. É tudo muito bom”.
Espaço Sustentabilidade - Com o objetivo de propor uma nova forma de pensar e agir, promovendo ações conscientes e responsáveis no ambiente, a Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis) também participará do Bon Odori, com o Espaço Sustentabilidade.
No local, a Secis disponibilizará aos visitantes pinturas com tintas naturais, oficinas de educação ambiental e climática, horta em casa e compostagem, além de promover a coleta seletiva de resíduos do estande.
Texto: Ana Virgínia Vilalva/ Secom PMS