Pratos, caixas, potes, roupas, latas, e outros itens em excesso e sem serventia amontoados em um espaço de uma residência que já não tinha mais característica de um lar. Todo o montante foi retirado em dois caminhões para dar lugar à nova casa de Mirele Cristina Santos, 42 anos, já assistida e acompanhada pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) desde 2020 e contemplada pelo projeto Vida Nova – Sempre Transforma. O imóvel, totalmente reformado, foi entregue nesta segunda-feira (15), em Fazenda Grande IV.
A iniciativa do município tem o objetivo de garantir atendimento integral e multidisciplinar para famílias de pessoas que sofrem com o transtorno de acumulação, de forma a ressignificar a vida e fazer a reconstrução da autonomia desses indivíduos. Neste sentido, a equipe técnica da Sempre já atendeu 45 indivíduos, e atualmente 20 seguem em acompanhamento.
“Essa é apenas a primeira de muitas outras entregas que faremos, mas é preciso ficar claro que a acumulação compulsiva é uma psicopatologia e que que não há resoluções imediatas, devendo considerar que se trata de um processo progressivo e de longo prazo, inclusive com intervenção de profissionais de diferentes setores, como saúde, justiça, assistência social, entre outros”, ressaltou o secretário da Sempre, Júnior Magalhães.
O gestor contou que o processo de sensibilização de Mirele foi bastante lento, pois ela demorou a aceitar os encaminhamentos e a aderir aos atendimentos propostos. Para auxiliar na superação das vulnerabilidades, além dos serviços socioassistenciais como os Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Especializado em Assistência Social (Creas), alguns órgãos parceiros precisaram ser acionados, a exemplo do Conselho Tutelar, Centros de Referência de Atendimento à Mulher (Cream) e Centros de Atenção Psicossocial (Caps). “Agora é começar a arrumar a casa, a vida e a resgatar sua dignidade”, frisou o titular da Sempre.
“Mirele recebeu algo que caiu do céu. Eu acompanhei todo processo desde a retirada de todo lixo. A quantidade era tanta que nós, moradores, não conseguíamos passar na porta por conta do mau cheiro. Ver essa casa como está hoje é um milagre e ela tem que cuidar, porque a sorte só bate na nossa porta uma vez só”, frisou o vizinho Evandro Luiz Souza.
Mirele, por sua vez, só conseguia expressar gratidão entre sorrisos e lágrimas. “Minha vida se transformou e nunca mais será a mesma”, disse.
Como instrumento de enfrentamento ao transtorno de acumulação, a equipe técnica da Sempre, através do projeto Vida Nova - Sempre Transforma realizou a reforma do imóvel e concedeu o benefício do Auxílio Complementar para mobiliar o lar com itens necessários, além de Cesta Básica.
Para a realização do projeto a Sempre conta ainda com outros parceiros a exemplo da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), Diretoria de Proteção Animal da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Dipa/Secis) e Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde (CCZ/SMS), além da sociedade civil.
Texto: Ascom/Sempre
FONTE AGENCIA DE NOTÍCIA