Crocante por fora, macio por dentro, frito no azeite de dendê, mantendo a receita ancestral à base de feijão fradinho. Esse é o acarajé, patrimônio cultural imaterial do Brasil que foi tema da Oficina de Culinária, encerrada na manhã de desta quinta-feira (25). A capacitação foi realizada através do projeto Vida Nova Cursos de Qualificação, promovido pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), em parceria com o Senac, no Restaurante Popular de Pau da Lima.
Participaram do curso de capacitação, com duração de 20h, cerca de 20 pessoas atendidas pelos serviços socioassistenciais do município, como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), Unidades de Acolhimento Institucional (UAIs) e Restaurante Popular. Para o acompanhamento das aulas, os alunos tiveram direito a transporte, fardamento e kit para começar a empreender.
De acordo com o titular da Sempre, Júnior Magalhães, a iniciativa visa oferecer possibilidades de geração de trabalho e renda para a população que vive em situação de vulnerabilidade social.
“Com o acompanhamento das famílias nos serviços socioassistenciais, identificamos a demanda por acesso ao mundo do trabalho e outras possibilidades de geração de renda, mas para tanto, é necessário antes a capacitação profissional. Por isso, iniciamos o projeto Vida Nova Cursos de Qualificação, no sentido de que as pessoas possam se preparar para ter acesso ao emprego ou para empreender e, assim, iniciar o processo de superação das situações de pobreza e extrema pobreza”, afirmou o gestor.
Oportunidade – Encaminhada para o curso através do Cras, Claudia Santos era só satisfação com o aprendizado. “O professor e toda a equipe são nota dez! Só tenho a agradecer a Deus, à Sempre e ao Senac pela oportunidade”, disse.
O instrutor de gastronomia do Senac Bahia, Vinícius Soares, ressaltou que a educação é uma força que transforma a vida de qualquer cidadão. “E quando as pessoas em situação de vulnerabilidade social têm a oportunidade de receber uma capacitação, e receber ainda o subsídio que vai ser o kit para empreender, elas vão poder desenvolver essa atividade e assim mudar a realidade não só da sua casa, mas da sua comunidade. Aí a educação cumpre realmente o seu papel de transformar”, declarou.
A participação nos cursos promove também fortalecimento de vínculos e inclusão social, conforme expressou Maria Graça, uma das concluintes do curso. Ela, que já participou das capacitações sobre panificação, comida de boteco e cozinha básica, disse que as atividades oferecem uma grande oportunidade às pessoas.
“Agora estou fazendo o curso de acarajé e abará e estou amando. Além disso, almoço aqui no Restaurante, participo das reuniões, aprendi a fazer o sal temperado, participei da palestra do hipertenso, do diabético. Então, isso pra mim está sendo muito bom. Com 62 anos, estou saindo de casa, conhecendo pessoas diferentes, interagindo com muita gente. Espero que a Prefeitura continue com essa ação pra gente aqui, só tenho a agradecer”.
Desde 2023, mais de 1,3 mil pessoas já passaram pelas capacitações, que são oferecidas através da contratação realizada pela Sempre, com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), para cursos e oficinas nas áreas de beleza, comércio, conservação, zeladoria, comunicação, gastronomia, moda, produção de alimentos, saúde, informática, construção civil, entre outros. As aulas acontecem nas instalações das instituições contratadas, ou na cozinha-escola do Restaurante Popular de Pau da Lima.
Texto: Ascom/Sempre PMS