*Campanha: HOSPITAL DO HOMEM 2026 – PUP,

O Carvão - Mensagem reflexiva

 

Um homem que frequentava regularmente reuniões com os seus amigos, sem nenhum aviso, deixou de participar das suas atividades. Também não respondia mais a mensagens no whatsapp. Depois de algumas semanas, numa noite muito fria, um integrante do grupo decidiu visitá-lo.

Encontrou o homem em casa, sozinho, sentado em frente a uma lareira, onde ardia um fogo brilhante e acolhedor. Adivinhando a razão da visita, o homem deu-lhe as boas vindas e convidou-o a sentar-se junto à lareira. De seguida, fez-se um grande silêncio. Os dois homens só contemplavam a dança das chamas em torno dos troncos de lenha que crepitavam na lareira.
Após alguns minutos, o visitante amigo, sem dizer nenhuma palavra, examinou as brasas que se formavam e selecionou uma delas, a mais incandescente de todas, retirando-a para um lado do braseiro, com um alicate. Voltou então a sentar-se.
O dono da casa prestava atenção em tudo e, em pouco tempo, a chama da brasa solitária diminuiu, até que só houvesse um brilho momentâneo e o fogo apagou-se... De repente, em pouco tempo, o que era uma amostra de luz e de calor, não passava de um frio e morto pedaço de carvão.
Poucas palavras tinham sido ditas desde a saudação ao amigo. O visitante, antes de se preparar para sair, pegou o carvão frio e inútil com o alicate e o colocou de novo no meio do fogo. De imediato, a brasa voltou a acender-se, alimentada pela luz e calor dos carvões ardentes ao seu redor...
O dono casa disse ao amigo:
- Obrigado pela sua visita e pela sua bela lição. Eu entendi tudo. Vou voltar para o grupo

Por que é que os grupos se extinguem? É muito simples: porque cada membro que se afasta, perde fogo e o calor dos outros. Aos membros de um grupo vale a pena lembrar que eles fazem parte da chama. Todos somos responsáveis por manter acesa a chama de cada um, promover a união entre todos, para que o fogo seja realmente forte, eficaz e duradouro. Às vezes nos sentimos incomodados com tantas mensagens que chegam em um grupo de whatsapp, por exemplo, mas o que importa é estarmos conectados, em silêncio alguns, outros muito ativos, com diferenças de opinião e visões de vida.
Os amigos, quando se reúnem é com o intuito de se conhecerem, aprenderem, trocarem ideias ou, simplesmente, saberem que não estão sozinhos, e que eles têm com quem contar.
Vamos manter a chama viva?








Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

*Campanha: ARRAIÁ DA PREFS 2026,