*Campanha: VIDA NOVA SALVADOR 2024 – PUP

Pacientes são beneficiadas em mutirão de cirurgias eletivas do Hospital da Mulher

 

Como forma de otimizar a demanda reprimida durante a pandemia de Covid-19, o Hospital da Mulher realiza, a partir deste mês, novos mutirões de cirurgias eletivas. Procedimentos como histerectomia, cirurgias de vesícula, hérnias inguinal, umbilical, epigástrica e incisional são alguns dos priorizados com a estratégia. Desde o último dia 15, mais de 500 mulheres foram beneficiadas com a iniciativa, realizada inclusive aos fins de semana.

“Abrimos o terceiro turno e ampliamos o quantitativo de profissionais para atendermos com celeridade e qualidade às pacientes”, afirmou o gerente assistencial da unidade, Lamartiny Gonçalves.

A secretária da Saúde do Estado, Adélia Pinheiro, explica que o Hospital da Mulher saiu na frente e é parte de um projeto maior que contempla 79 mil procedimentos em toda a Bahia. “O objetivo é zerar a fila de cirurgias eletivas represadas ao longo da pandemia. Ao todo, serão oferecidos 36 tipos de procedimentos, como cirurgia de catarata e remoção de mioma, útero, vesícula, hérnias, dentre outros”, afirma Adélia Pinheiro.

A titular da pasta estadual da Saúde ressalta ainda que “terão acesso aos procedimentos as pessoas que já possuem o diagnóstico e indicação de cirurgia, bem como estão cadastradas pelo município no Sistema Lista Única. Se o paciente não sabe se está cadastrado, ele deve procurar a Secretaria Municipal de Saúde para realizar o cadastramento. Também é possível ser encaminhado através das Feiras de Saúde que serão realizadas em diversas localidades”, esclarece.

A paciente Nilza Carneiro, vinda do município de Conceição do Coité, foi uma das beneficiadas com o mutirão. “Achei uma maravilha poder fazer essa cirurgia agora, porque a gente que mora no interior não tem condição de pagar uma cirurgia particular. Glorifico a Deus por esse lugar”, compartilhou.

Com mais de 2,5 milhões de consultas e exames realizados em cinco anos, o Hospital da Mulher é considerado o maior dedicado às doenças específicas do aparelho reprodutor feminino do Brasil, com serviços de alta resolução para diagnóstico e tratamento em oncoginecologia, oncologia clínica, mastologia, cirurgia plástica, planejamento familiar, cabeça e pescoço, cirurgia geral e reprodução humana/endometriose, além de acolher também mulheres que foram expostas à violência sexual através do Serviço AME.

Atendimento

Para ser atendida no Hospital da Mulher, é preciso que a paciente passe por uma avaliação na unidade básica do seu município e, sendo perfil, ela será cadastrada no sistema Lista Única. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 0800 071 4000.

Fonte: Ascom/Sesab

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

*Campanha: Operação Chuva 2024 – PUP