*Campanha: COMBATE ÀS ARBOVIROSES 2024 – PUP

Crianças de áreas de risco visitam Jardim Botânico

 

Com o tema “De um brincar mais próximo da natureza”, a garotada assistida pelo Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) Mirim visitou o Jardim Botânico, em São Marcos e participou de atividades lúdicas e educativas, na manhã desta quinta-feira (26). A ação compõe a Semana do Brincar, promovida pela Prefeitura de Salvador, por meio do Núcleo Especial de Apoio à Primeira Infância, da Secretaria de Governo (Segov).
As crianças participantes são voluntárias, integrantes do público infantojuvenil para atuação como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos, na capacitação voltada à prevenção de acidentes nas comunidades onde vivem, localizadas em áreas de risco.
A subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas da Codesal, Fabiana Santana, destacou a importância de a criançada conhecer os equipamentos públicos da cidade. “É um momento de descontração, em que a garotada também se envolve na temática do Maio Laranja. O projeto oportuniza o acesso de meninos e meninas, que vivem em áreas de risco da capital baiana, às áreas verdes da cidade”, disse Fabiana.
A Semana do Brincar tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância do direito de brincar, livremente, na infância. As atividades fazem parte da programação do Maio Laranja, campanha realizada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), contra o abuso e exploração sexual infanto-juvenil.
A coordenadora do Núcleo Especial Apoio à Primeira Infância, Simone Café, destacou a finalidade da ação. “A brincadeira é uma das maneiras mais naturais e divertidas de formar conhecimento. A criança tem a oportunidade de se desenvolver, aprimorar seus sentidos e fortalecer os laços afetivos com seus cuidadores. A nossa cidade tem excelentes espaços que proporcionam momentos de aprender, experimentar, descobrir o mundo e os seus limites.”
Segundo a coordenadora, o contato com a natureza facilita a compreensão sobre a importância de preservar o meio ambiente. “Levar crianças de áreas de riscos para um lugar, em que se trabalha a preservação da biodiversidade e a integridade ecológica, é uma forma eficaz de mostrar para eles os impactos da ação humana sobre o local onde vivem”, afirmou Café.
Moradora do bairro de Plataforma, Ingrid dos Santos, de 8 anos, mostrou encantamento pelo Jardim Botânico. “É a primeira vez que venho aqui, nem sabia que existia. O passeio está muito legal. Eu nunca fui a um lugar parecido antes. Adorei ver a natureza, a beleza do lugar é incrível”.
O estudante João Amorim, de 7 anos, deu nota 10 para o passeio. “Conhecer coisas diferentes sempre me deixa alegre”, revelou, enquanto admirava a floresta e aprendia sobre a importância de preservar a natureza.
Programação – Na sexta-feira (27), das 13h30 às 16h, alunos da Escolab, no Subúrbio, farão a visita ao Parque dos Dinossauros. Para finalizar as atividades da semana, com o tema “De um brincar livre, com laços afetivos e diversidade”, o Núcleo Especial de Apoio à Primeira Infância, oferece, no sábado (28), oficinas de percussão, pintura e capoeira, das 9h às 12h, no Subúrbio 360, situado no bairro de Coutos.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

*Campanha: HOSPITAL MUNICIPAL VETERINÁRIO 2024 – PUP