*Campanha: COMBATE ÀS ARBOVIROSES 2024 – PUP

Reunião define calendário de eventos sobre diversidade em Salvador




A Secretaria Municipal de Reparação (Semur) realizou, na tarde desta quinta-feira (26), na sede da pasta, no Centro, uma reunião para definição de calendário e apoio institucional à realização dos eventos de promoção da diversidade, em Salvador neste ano. Além da secretária da Semur, Ivete Sacramento, o evento contou com a presença de representantes LGBTQIA+ de diversos bairros da capital, do presidente do Conselho Municipal LGBT+, Walter Adan Pinto, e do presidente do Centro Municipal de Referência LGBT+ Vida Bruno, Marcelo Cerqueira.
 
Para este ano, está prevista a realização de 29 paradas do tipo, em diversos pontos da capital. Os primeiros eventos da diversidade devem ocorrer já no mês de julho. Além do apoio da Semur, os eventos contam com o apoio de outras pastas e órgãos municipais, a exemplo das secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Ordem Pública (Semop) e Saúde (SMS), Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) e Guarda Civil Municipal (CGM).
 
Ivete Sacramento destacou que a promoção das paradas da diversidade nos bairros é um instrumento para ajudar a combater a violência contra os LGBTQIA+. “Não é fazer a festa pela festa. A parada da diversidade existe para chamar a atenção da sociedade contra a LGBTfobia. Esse é o principal objetivo da promoção destes eventos. O compromisso é pensar em diminuir a violência contra o público e aproveitar o momento para fazer reflexão sobre quantas pessoas morrem, fisicamente e moralmente, por serem LGBTQIA+ em Salvador”, afirmou.
 

Além de debater o calendário de eventos a ser seguido, a reunião também teve como intuito definir os processos que serão realizados pelos representantes dos bairros, para viabilizar as festas e os critérios que deverão ser atendidos por cada grupo, para que sejam isentos das taxas municipais necessárias para a realização dos eventos. Outro acordo fechado pelo grupo de trabalho prevê a análise das propostas de realização de eventos da diversidade pelo conselho municipal, de forma a garantir que não sejam descaracterizadas. A lista com os aprovados será publicada no Diário Oficial do Município.
 
Impacto – De acordo com Yrrann D’Lafé, representante da parada da diversidade do Centro e membro da organização internacional InterPride, que se dedica à promoção de eventos do orgulho LGBT mundialmente, Salvador é a única cidade no mundo que realiza eventos da diversidade em grande proporção nos bairros. “Em 2019 Salvador seria certificada por isso, mas, com a pandemia, o momento teve que ser adiado”, explicou.
 
D’Lafé destacou que o apoio do município é vital para que os eventos possam ocorrer. “É extremamente importante essa parceria com a Prefeitura. Em 2014 pedimos uma reunião com a secretaria para a isenção das taxas, que era um peso grande que as comunidades tinham para realizar os eventos. Através da Semur conseguimos a isenção e desde então temos conseguido o apoio para realizar as paradas na cidade”, detalhou.
 
Para Marcelo Cerqueira, a capital baiana já abre espaço para que o público tenha protagonismo na promoção da cultura. “Essa reunião demonstra o apoio e acolhimento da Prefeitura no compromisso ao combate a LGBTfobia, em todas as suas dimensões. O aspecto cultural deste movimento interage com a cultura de Salvador, que é sobretudo inclusiva. As paradas lançam mão de bandas e artistas locais e abraçam muitos grupos que são capitaneados por gays, lésbicas, travestis. É um momento muito bom para mostrar a nossa cultura”, afirmou.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

*Campanha: HOSPITAL MUNICIPAL VETERINÁRIO 2024 – PUP