*Campanha: VIDA NOVA SALVADOR 2024 – PUP

Funceb abre inscrição para 8ª edição da Residência Artística para Escritores no Instituto Sacatar

 

Está aberta a inscrição para o edital de Residência Artística para Escritores no Instituto Sacatar. Nesta 8ª edição, além da novidade de que serão selecionadas cinco propostas especificamente de artistas da palavra residentes na Bahia, haverá reserva de 30% das vagas para cotas raciais. A inscrição é gratuita, pelo site da Funceb, de 22 de junho a 31 de julho de 2022.

A residência é uma iniciativa do Instituto Sacatar e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), por meio de sua coordenação de Literatura/Diretoria das Artes (Dirart). Com ela, pretendem incentivar a qualificação de artistas da palavra residentes na Bahia, estimular a criação e produção literária baiana e promover a interação entre artistas residentes no instituto.

Os projetos inscritos devem ser da área literária, com foco na literatura ou com a transversalidade entre a literatura e outras linguagens artísticas, como música, teatro, artes visuais, circo, dança e audiovisual. A residência acontecerá no período de 24 de outubro a 19 de dezembro de 2022, no Instituto Sacatar, localizado na ilha de Itaparica.

Durante o período de residência, escritores selecionados terão acesso a uma suíte individual (quarto e banheiro) e um estúdio separado, ambos na sede do Instituto. Também receberão todas as refeições. Caberá às pessoas selecionadas arcar com as demais despesas, como gastos pessoais, transporte local e todo o seu material de trabalho.

Em 2022, a Residência Artística receberá um maior investimento, garantindo a permanência de cinco artistas da palavra, que, de maneira inédita, vão receber uma bolsa-prêmio de criação literária no valor de R$ 6.000,00 (seis mil reais), cada.  Ao final do projeto, os escritores deverão apresentar um memorial poético do processo, um texto literário desenvolvido durante o período de residência artística, e realizar uma atividade complementar obrigatória, que deverá ser disponibilizada de forma gratuita ao término da residência.

Inscrições

Os interessados em realizar inscrição deverão preencher, integralmente, o formulário online. A atividade complementar obrigatória deverá constar já no ato de inscrição, e pode ser: oficina, curso, conferência, mostra do trabalho desenvolvido ou qualquer outra atividade com foco na literatura e ligada à experiência do artista durante a residência no Instituto Sacatar. Na inscrição deverá, ainda, ser enviada uma carta de intenção, explicando o interesse e a relação do projeto com a residência artística no Sacatar.

Proponentes que optarem pela cota racial precisarão apresentar, em campo específico do formulário de inscrição, a autodeclaração racial (anexo II), fotografia colorida tirada especificamente para o edital, além de autorizar a divulgação da fotografia em banco público de imagens para fins de controle da veracidade de autodeclaração racial. O resultado da seleção será divulgado em até 30 dias após o final das inscrições.

Serviço

Residência Artística para Escritores no Instituto Sacatar

Inscrição: 22 a 31 de julho de 2022

Período de residência: 24 de outubro a 19 de dezembro de 2022

Local de residência: Instituto Sacatar (Itaparica-BA)

Edital e inscrição: http://www.fundacaocultural.ba.gov.br

Gratuito

Fonte: Ascom/Funceb

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

*Campanha: Operação Chuva 2024 – PUP