*Campanha: VIDA NOVA SALVADOR 2024 – PUP

Treinar para Empregar inicia primeira turma do curso de Cuidador de Idosos

 

O programa Treinar Para Empregar, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), iniciou neste mês a primeira turma do curso de Cuidador de Idosos, oferecido para pessoas maiores de 18 anos, que possuem 2°grau completo. O curso transmite conhecimento básico sobre alimentação e cuidados de higiene corporal, lazer e integração social do idoso, manejo postural e de aparelhos como cadeiras de roda e de banho, barras de apoio, além das principais patologias do idoso e a legislação vigente. 

Com carga horária de 80 horas e em modalidade presencial, as aulas acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 12h, na sede do Centro de Educação Profissional Ludovica, administrado pela instituição Monte Tabor e parceiro da iniciativa, localizado na Rua Pastor José Guilherme Moraes, 209, em Pau da Lima. O curso segue até o dia 25 de julho, com a certificação dos participantes após a conclusão. 

De acordo com a diretora médica do Monte Tabor, Liliana Ronzoni, a parceria surgiu do aumento da demanda profissional na área. “A ideia foi juntar as nossas forças com a Prefeitura, para oferecer cursos gratuitos e com possibilidade real de emprego. Além disso, há um crescimento no número de idosos, por isso o curso de cuidador é importante, porque muitas pessoas cuidam, mas não têm embasamento técnico”, explicou. 

A aluna Dulcineide dos Santos, de 42 anos, decidiu fazer o curso, após duas experiências de cuidados em casa, com o pai e com a sogra. “Para mim foi um chamado, abri o site, vi a oportunidade e resolvi fazer. O curso é maravilhoso, aproveito para tirar dúvidas sobre as coisas que eu fazia em casa, em sala de aula”, comentou. 

Aos 50 anos, Naize Assunção aproveitou para aprimorar os conhecimentos já adquiridos no ambiente de trabalho, na área da saúde. “Queria saber realmente como cuidar de uma pessoa idosa, até para abrir portas para outras possibilidades, como trabalhar cuidando de pessoas, coisa que já faço voluntariamente”. 

Após a parte teórica, os alunos participam também de aulas práticas em laboratório, utilizando um manequim como paciente e equipamentos que lembram o ambiente de trabalho de um hospital ou residência. Na segunda fase do curso, é realizado o aperfeiçoamento no Abrigo Maria Mariana, localizado nos Barris. 

Programa – Lançado em março pela Prefeitura, o Treinar para Empregar busca, através da qualificação, aumentar as chances de empregabilidade dos trabalhadores soteropolitanos, que não têm experiência profissional. Diversas turmas já foram formadas, em cursos como nas áreas de operação de telemarketing, manutenção de notebooks, tablets e smartphones, almoxarife, supervisor de logística, operação de distribuição e atendimento de delivery. 

Já o Excelência em Saúde foi criado no final de julho, com a realização de seis cursos de curta duração. Outras turmas seguem com aulas em andamento. Informações sobre a abertura de novas turmas podem ser obtidas no Instagram pelo perfil @semdecsimmsalvador. As inscrições devem ser feitas no site agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br .

FONTE: AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

*Campanha: Operação Chuva 2024 – PUP