*Campanha: VIDA NOVA SALVADOR 2024 – PUP

Complexo viário Tatti Moreno amplia mobilidade na região da Tancredo Neves




A população de Salvador já conta com uma nova opção de tráfego entre as avenidas Tancredo Neves e Magalhães Neto. O complexo viário Tatti Moreno foi inaugurado pelo prefeito Bruno Reis nesta quinta-feira (29), e vai ampliar ainda mais a mobilidade em uma das regiões mais movimentadas da cidade, reduzindo tempo de deslocamento e eliminando retenções históricas naquele gargalo. Além do prefeito e de lideranças municipais, estiveram presentes ainda familiares do artista plástico, falecido em julho deste ano.

Em discurso emocionado, o prefeito lembrou a trajetória das obras viárias feitas na região, e como o sistema está interligado. "Todo este trabalho que hoje apresentamos surgiu da ideia do BRT, que vai além de um sistema de transporte, sendo também uma obra de infraestrutura, de mobilidade, que veio para suprir problemas crônicos de alagamentos em vários pontos da cidade. É uma nova solução do transporte público de Salvador, que vai melhorar muito a vida das pessoas”.

“Este mergulhão ou trincheira é uma obra complementar do complexo BRT. Quem precisa passar por aqui diariamente, para trabalhar ou estudar, precisava conviver com muito engarrafamento, pois aqui havia uma confluência que interferia no itinerário dos veículos, o que gerava enormes retenções. Hoje esses problemas estão definitivamente resolvidos", completou Bruno Reis.

Mais fluidez – Com investimento de R$42,9 milhões, a intervenção faz parte do pacote de obras da Nova Tancredo Neves. Na prática, a ligação solucionará os conflitos viários nos cruzamentos entre as avenidas, além de facilitar o fluxo de transporte coletivo por ônibus, proporcionando menos tempo de deslocamento para os passageiros.

O projeto foi elaborado pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) e abrangeu, inclusive, o recapeamento das vias existentes, além do sistema de drenagem, ciclovia, iluminação em LED e paisagismo. Os serviços foram executados pela Superintendência de Obras Públicas (Sucop), vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra).

Com a obra, o trânsito na região passa a funcionar da seguinte maneira: quem entra pela marginal da Avenida Tancredo Neves, no mergulhão, acessa ou o Loteamento Aquarius/Hospital da Bahia, na Pituba, ou a Magalhães Neto, sentido orla. Já quem vem da Magalhães Neto acessa pela parte de cima da nova via o Costa Azul e o Hospital Sarah e, pelo mergulhão, as avenidas Tancredo Neves, Paralela, ou a marginal da Tancredo Neves na Rua Alceu de Amoroso Lima, que dá acesso ao Shopping Salvador.

Soluções – A região da Tancredo Neves também foi foco de outras intervenções viárias, como a ponte sobre o Rio Camarajipe, entregue em maio passado. A obra garantiu maior fluidez no trânsito, fazendo, por exemplo, o tempo de trajeto entre o Hospital Teresa de Lisieux e o Shopping da Bahia, na Avenida ACM, cair para uma média de quatro minutos nos horários de pico. Antes da entrega da via, o mesmo percurso chegou a atingir 17 minutos.

Outras soluções previstas para o entorno são as construções do pontilhão da Rua Marcos Freire e do viaduto direcional em frente ao Shopping da Bahia no sentido Acesso Norte, que estão em fase de licitação.

Desde o ano passado para cá, somente na atual gestão municipal, pelo menos cinco grandes vias foram entregues em Salvador, promovendo melhorias de tráfego e conectividade entre diferentes localidades. Foram inauguradas, por exemplo, as estradas das Pedreiras e dos Fidalgos, ambas em Cassange; além da ligação Jardim Nova Esperança até a Avenida Mário Sérgio; a Via Bronze (região de Valéria) e a Rua São Lucas (entre Jaguaripe I e a Avenida 29 de Março).

Estão em andamento obras da nova Estrada do Curralinho, no Stiep, a construção de um acesso nesta mesma via até a Rua dos Colibris, no Imbuí, além da ligação viária da Avenida Gal Costa a Pau da Lima.

Homenagem – O novo complexo viário Tatti Moreno (1944-2022) homenageia um dos maiores artistas plásticos baianos. Moreno deixou forte legado para o país, traduzido em um amplo acervo que se confunde com a paisagem natural de Salvador, como os orixás do Dique do Tororó, estátuas de Jorge Amado e Zélia Gattai, no bairro do Rio Vermelho; monumento à Mãe Stella de Oxóssi, na avenida que leva da ialorixá, em Stella Maris, entre outras peças. Além das obras notáveis na capital baiana, conta com trabalhos imortalizados no Lago Paranoá, em Brasília (DF), e nos jardins da Estação Tucuruvi, do metrô de São Paulo (SP).

"Hoje, além de entregarmos uma grande obra, homenageamos um dos principais artistas da nossa história, que retratou a Bahia em suas obras. Tatti Moreno teve uma grande trajetória. Hoje, a Prefeitura tem muito orgulho em prestar esta homenagem a ele, que, como último trabalho, nos brindou com um monumento às vítimas da Covid 19, que será inaugurado em breve", declarou o prefeito.

Filho do artista plástico, André Moreno era só agradecimento pela iniciativa. "Temos grande orgulho em receber essa homenagem em nome do meu pai. Muitas pessoas conheciam a obra dele, mas muitos não tiveram a oportunidade de conhecer a pessoa Tatti Moreno, que tinha um coração gigantesco e de uma sensibilidade enorme, além de uma força que emanava amor para as pessoas e pelo trabalho".

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

*Campanha: Operação Chuva 2024 – PUP