Fotos: Betto Jr./Secom
A região de Cajazeiras foi beneficiada com uma nova obra que ampliará a mobilidade de motoristas e pedestres, e outra que já proporciona momentos de lazer aos moradores. O prefeito Bruno Reis inaugurou, nesta sexta-feira (9), a nova Rua São Lucas, responsável por fazer a ligação entre Jaguaripe I e a Avenida 29 de Março, e a Praça Wilson Pereira, na Rua A.
Melhorias – Após as intervenções, a via ganhou sistema de drenagem, iluminação em LED, pavimentação e sinalização de trânsito, além de contenção de encosta com 1.648 m² de solo grampeado. Todo o trajeto possui 693 metros de extensão e duas faixas de rolamento, com três metros de largura cada uma.
Morador da comunidade há quase três décadas, o auxiliar administrativo Eugênio de Sena, de 47 anos, vê a intervenção como uma mudança radical no cotidiano de Jaguaripe e do bairro como um todo. “É uma grande obra que servirá não somente a Jaguaripe, mas a toda Cajazeiras. É uma solicitação antiga da comunidade, vivíamos pisando no barro e agora melhorou muito a questão da mobilidade. Ganhamos um melhor acesso a outras localidades".
Demais intervenções – O prefeito lembrou ainda que a administração municipal está investindo em obras de mobilidade em toda a cidade. Dentre elas estão as do sistema BRT, as da ponte sobre o Rio Camarajipe e no chamado “mergulhão” da Avenida Tancredo Neves, ou mesmo nas pequenas localidades, onde a questão da mobilidade urbana também atinge o cidadão.
Desde 2021, a Prefeitura concluiu intervenções em mais de 60 vias da capital baiana. Pouco mais de 30 obras do tipo estão em andamento na cidade – a Estrada do Curralinho (Stiep), ligação Avenida Gal Costa até Pau da Lima, Rua Professor Sabino Silva (Jardim Apipema), Rua Beira Rio de Cima (Periperi) e Rua Estrada do Cassange (Cassange) são alguns exemplos.
Praça – Ainda em Jaguaripe I, o prefeito Bruno Reis inaugurou a praça Wilson Pereira Rodrigues, situada na Rua A. Construído pela Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal), o espaço possui mais de 1 mil m² de área e foi equipado com parque infantil, composto por uma gangorra, uma amarelinha, um balanço, uma escorregadeira e um cercado em eucalipto. Há também uma academia de saúde, na qual a população pode fazer exercícios e alongamentos em aparelhos como simulador de cavalgada simples, esquiador individual, remada sentada, além de giro triplo. A praça tem ainda guarda-corpo em eucalipto, banco em pré-moldado e grama natural. O investimento total é de R$405 mil.
FONTE: SECOM