*Campanha: VIDA NOVA SALVADOR 2024 – PUP

Salvador é sede da 11ª reunião técnica do grupo Qualiônibus


Salvador foi escolhida para sediar a décima primeira reunião técnica do Qualiônibus, grupo de cidades e operadores em transporte que analisa as melhores práticas, usadas por empresas do setor, que podem ser replicadas em empreendimentos semelhantes, conhecido por benchmarking. Nesta quarta-feira (23), os integrantes participaram de uma visita guiada pelo Centro de Controle Operacional do BTR (CCO), na Avenida San Martin. Na oportunidade, puderam viajar nos ônibus elétricos do modal, além de conhecer todo o trecho viário e o local onde será implantado o eletroterminal da cidade.

Além de quesitos técnicos, o Qualiônibus analisa questões sociais, como o combate ao assédio sexual nos sistemas de transporte e de gênero. A equipe também é responsável por verificar o impacto decorrente da implantação de novos sistemas de transporte coletivo nas cidades, como o BRT, e as modificações realizadas nos sistemas, a exemplo da integração tarifária, melhorias nos pontos de ônibus, entre outros.

De acordo com Pablo Souza, diretor de Planejamento e Mobilidade da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), a capital baiana foi selecionada para sediar o encontro devido aos avanços que apresenta no transporte. "Estamos recebendo especialistas de todo o país para debater o tema da mobilidade e trocar experiências entre as cidades", explicou o gestor.

Mobilidade sustentável - Salvador é também uma das cinco cidades apoiadas pela Iniciativa Transformadora de Mobilidade Urbana (Tumi), promovida pelo governo alemão, através da Agência Alemã de Cooperação Internacional (Giz). Segundo Diogo Pires Ferreira, assessor de implantação do Plano de Mobilidade, o apoio da Tumi é fundamental para o desenvolvimento das atividades relacionadas à mobilidade sustentável na cidade.

"A iniciativa de implantar o sistema de ônibus elétricos em Salvador é um passo fundamental para o emprego da mobilidade sustentável no nosso município, que conseguimos realizar com mais segurança graças ao apoio da Tumi. Agora estamos partindo para mais uma etapa importante, que é a implantação do terminal de eletrocarga no BRT. Paralelo a isso, temos a meta de ampliar a frota de veículos elétricos do modal”, anunciou.

Ogeny Neto, presidente da Urbanização de Curitiba (URBS), elogiou o desempenho da capital baiana em mobilidade urbana. “A cidade saiu na frente, fez um eixo elétrico estruturado. Esse piloto serve de exemplo para todo o Brasil”, afirmou.

Atualmente o BRT de Salvador conta com oito ônibus 100% elétricos, que possibilitam a economia operacional, além de conforto e silêncio durante as viagens, aliados à emissão zero de gases e poluentes na atmosfera. O modal conta ainda com ciclovias integradas, estações com jardins suspensos e pisos rebaixados dos ônibus, na mesma altura da plataforma de embarque e desembarque.

FONTE: AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

*Campanha: Operação Chuva 2024 – PUP