*Campanha: VIDA NOVA SALVADOR 2024 – PUP

Startup baiana vence prêmio internacional e fica no top 10 das startups mais promissoras ao mercado

]
Com inteligência integrada das atividades de campo em plantas industriais, a startup baiana Trackfy, incubada no Parque Tecnológico da Bahia pela Áity, está no top 10 da categoria IoT (Internet das Coisas) de ranking das 100 startups mais atraentes para o mercado. A Trackfy foi avaliada junto a mais de 25 mil startups inscritas para o Ranking 100 Open Startups 2022 para América Latina.

“É uma alegria e honra imensa poder fazer parte deste ranking em meio a empresas brilhantes. Por trás deste prêmio e todo o glamour do momento, existem muitas pessoas, suor e sangue derramados diariamente. O desafio pela frente é gigante, mas seguimos com humildade e cabeça aberta para aprender com os nossos erros e melhorar cada vez mais as nossas soluções”, disse Túlio Cervino, CEO da startup.

A Trackfy desenvolveu uma solução que digitaliza a gestão de atividades das indústrias através da captação e fornecimento de dados que não eram possíveis anteriormente. O produto da startup é o sistema Trackfy – Plataforma WEB que utiliza IoT para localizar pessoas e ativos em tempo real. O objetivo é transformar os dados coletados em dashboards com indicadores, informações e relatórios para o gestor mensurar e otimizar a performance.

Com essa solução, empresas de médio porte, por exemplo, vão economizar cerca de R$ 10 milhões anuais, o que equivale a 22% do orçamento total de manutenção/engenharia em uma planta. Em conformidade com a LGPD e leis trabalhistas, a Trackfy além de melhorar a gestão, aumenta a segurança e resultados financeiros, pois atua na identificação de ativos e pessoas em tempo real nos ambientes industriais.

“O papel da Áity Incubadora é apoiar no desenvolvimento de empresas de base tecnológica como a Trackfy, e é muito gratificante ver uma incubada crescer e conquistar um prêmio de tamanha relevância como este, apresentando ao mercado uma solução inovadora que vai apoiar as indústrias a serem mais seguras e produtivas”, comenta Rafaela Rodrigues, gestora de Inovação do Parque Tecnológico da Bahia.
O prêmio

A 100 Open (https://www.openstartups.net/site/) é uma plataforma de “open innovation” financiada por empresas globais que avaliam e classificam startups de todo o mundo. Anualmente, a instituição faz um ranking das 100 startups mais atraentes para o mercado corporativo, assim como também faz um ranking das 100 corporações que mais investem em inovação.

Com critérios técnicos e sistema de pontos por relações e contratos fechados entre empresas, a premiação é considerada a mais importante do país no âmbito da inovação para startups e corporações. Estar entre as 100 do ranking e no top 10 da categoria IoT é garantia de reconhecimento e aprovação do mercado para a empresa selecionada como a Trackfy.

A IoT, ou Internet das Coisas, descreve um sistema em que os elementos no mundo físico, e sensores dentro ou acoplados a esses elementos, estão conectados à internet por meio de conexões sem fio e com fio. A categoria de negócios de IoT representa um dos mercados de maior crescimento no ecossistema de inovação mundial.
Sobre o Parque Tecnológico

O complexo, que foi inaugurado em 2012 e fica na Avenida Luís Viana (Paralela), tem uma área total de 581.000m², com 25.900 m² de área construída, referente ao edifício central e dinamizador do Parque Tecnológico da Bahia, o Tecnocentro.

São mais de 30 empresas e instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação, além de representações do poder público e sociedade civil. O equipamento é administrado pela Associação das Empresas do Parque Tecnológico da Bahia (Aeptecba) desde 2020, que possui um modelo de autogestão e participação de representantes do setor produtivo, universidades, governo e entidades de classe.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

*Campanha: Operação Chuva 2024 – PUP