*Campanha: REGULAR DE ENTREGAS 2023

Iemanjá: Especialista reforça cuidados com a saúde durante celebração


Após dois anos sem a participação do público devido à pandemia de Covid-19, a festa de Iemanjá está de volta. Neste ano, diversos adeptos e credores devem circular pelo Rio Vermelho, no dia 2 de fevereiro, para celebrar a maior festa da cultura afro-brasileira, além de saudar a rainha do mar.

No entanto, para curtir uma boa festa sem prejuízos, o público que for para a celebração deve ficar atento aos cuidados relacionados à saúde. O médico e coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da capital baiana, Ivan Paiva, dá dicas de como aproveitar a festa sem trazer problemas de saúde posteriormente.

Para quem gosta de ir para a festa ainda no início da manhã, o especialista reforça sobre a boa alimentação antes de sair de casa. “Precisamos falar de um bom café da manhã. Alimentos ricos em nutrientes, vitaminas e fibras são os mais recomendáveis para que o cidadão consuma e esteja reforçado e bem para participar da festa”.

Para quem desejar se alimentar durante os festejos, o recomendado é procurar estabelecimentos confiáveis e autorizados pela Vigilância Sanitária (Visa). Além disso, equipes do departamento, vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), estarão inspecionando estabelecimentos ativos na região do local da festa.

O especialista reforça também os cuidados relativos à estação mais quente do ano. "Normalmente, no período do verão, os raios solares são bem mais fortes. Com a necessidade de participar de cada programação da festa, muitas pessoas acabam se expondo ao sol, ocorrendo casos de insolação. Por isso, é necessário o uso intenso de protetor solar, claro, aquele adequado para cada pele específica. Além disso, o uso de chapéu é outra recomendação para evitar a exposição solar ou uma queimadura de primeiro grau”.

Demais recomendações – Outra recomendação importante também para bom aproveitamento da festa está na hidratação correta. Beber sucos, energéticos e, principalmente, água, são dicas valiosas. “Por se tratar de uma festa popular, muitas pessoas acabam não dando a devida importância para se hidratar com água e acabam ingerindo apenas bebidas alcoólicas, que pode resultar em desidratação e atendimento médico. É preciso reforçar a importância da água como principal parceiro para uma boa hidratação diariamente, principalmente com a onda forte de calor neste verão”, completa Paiva

Além disso, por se tratar da festa da Rainha do Mar, muitos fiéis desejam entregar algum tipo de presente e acabam entrando na água por vontade própria. “Devido à grande movimentação, muitas pessoas acabam entrando no mar para entregar seus presentes e oferendas. Só é recomendado adentrar em um local autorizado e com a presença de salva-vidas, evitando assim riscos de afogamentos”, disse.

Roupas leves, sapatos, tênis ou calçados confortáveis e óculos de sol para evitar exposição solar com a visão também são outras dicas valiosas para aproveitar a festa.

“As pessoas, quando pensam em saúde, imaginam pessoas doentes. Para nós, profissionais da área, imaginamos pessoas saudáveis e atuamos na prevenção, para que ela não se machuque ou não fique doente. Queremos que a população participe da festa de forma tranquila, sem intervenções”, finaliza.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

*Campanha: MOTOCICLITAS 2023