O governador JerĂŽnimo Rodrigues participou, neste sĂĄbado (7), dos festejos pelos 200 anos de IndependĂȘncia da Bahia em Itaparica, sua primeira agenda oficial de visita ao interior do estado e primeiro compromisso pĂșblico como governador. ManifestaçÔes culturais, shows e celebraçÔes religiosas fazem parte da programação que começou na sexta-feira (6) e segue atĂ© a segunda-feira (9).
JerĂŽnimo acompanhou a saĂda da Puxada do Caboclo na Fonte da Bica junto aos populares e representantes dos povos indĂgenas Guarani, percorrendo as ruas de Itaparica. Em seguida, o governador participou da solenidade do Te Deum (celebração em ação de graças), na Igreja Matriz do SantĂssimo Sacramento, e em seguida conduziu a imagem do caboclo ao PanteĂŁo.
“A histĂłria da IndependĂȘncia do Brasil em Itaparica nunca foi mostrada para nĂłs. Vamos propor que nos livros de histĂłria, o papel dessas pessoas seja valorizado”, declarou JerĂŽnimo, que estava acompanhado do vice-governador Geraldo JĂșnior e dos secretĂĄrios do Turismo e da Cultura, MaurĂcio Bacellar e Bruno Monteiro, respectivamente.
Localizado na Ilha de Itaparica, o municĂpio homĂŽnimo, alĂ©m de possuir praias reconhecidas pela beleza, Ă© tambĂ©m um sĂtio histĂłrico e local onde ocorreu umas das principais batalhas pela IndependĂȘncia do Brasil. No mar da BaĂa de Todos os Santos, destacou-se a batalha de Itaparica, em 7 de janeiro de 1823, em que tambĂ©m foram derrotados navios portugueses. Dentre os personagens a marisqueira, pescadora e escravizada liberta Maria Felipa Ă© uma das heroĂnas.