*Campanha: COMBATE ÀS ARBOVIROSES 2024 – PUP

Servidores da Prefeitura participam de palestra sobre diversidade e inclusão LGBT+


Servidores da Prefeitura de Salvador lotaram o auditório da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), no Centro, para assistir a palestra “Família, transição, empoderamento, resiliência e respeito”, realizada nesta terça-feira (24). A ação, que integra o Programa de Combate a LGBTfobia Institucional, trouxe debates com intuito de conscientizar e sensibilizar os colaboradores sobre questões ligadas a identidades de gênero e inclusão.

Essa foi uma das primeiras atividades programadas pela Secretaria da Reparação (Semur) para este mês em que será celebrado o Dia da Visibilidade Trans e Travesti (29). “Salvador possui uma lei municipal que pune a LGBTfobia. Então essa palestra é pedagógica, porque alerta os servidores sobre como tratar e receber as pessoas ligadas ao segmento. Hoje ainda há muitas dúvidas”, explicou Marcelo Cerqueira, coordenador de Políticas e Promoção da Cidadania LGBT+ da pasta.

O gestor acrescentou que a prestação do serviço público deve abranger a toda população, independente de orientação sexual, gênero e credo religioso. “Por isso trouxemos representantes LGBT+ para dar esclarecimentos e falar de suas experiências, a fim de que entes da Prefeitura obtenham as melhores práticas, não apenas nos seus respectivos trabalhos como também na vida diária”, pontuou.

Barreiras – Um dos palestrantes convidados, o fotógrafo e membro do coletivo TransUfba, Joan Ravir, 46 anos, falou das dificuldades pessoais em ser reconhecido como homem trans. Ele avalia que a educação é uma das ferramentas para romper barreiras e preconceitos.

“Durante todo o processo de identidade e construção sobre minha sexualidade não tive apoio da minha família. Fiquei muito tempo sofrendo ‘dentro do armário’. Através do contato com a educação, que envolveu pesquisas sobre diversidade e o acesso à informação de qualidade, me compreendi. Isso também envolveu autoconhecimento, vivência com outras pessoas. É assim que a gente se empodera e vai para frente contra o preconceito, abraçando as lutas”, destacou.

Ravir salientou que trazer espaço e lugar de fala para a comunidade LGBT+ também é essencial na luta contra a discriminação. “A partir do momento que a sociedade nos vê e nos reconhece, ela passa a nos enxergar de forma mais humana. Através do contato com o outro a gente cresce”.

Ativista da causa, Tainan Alajobi, 24 anos, atua como estagiário de gestão de projetos e políticas públicas na Semur. Durante a palestra, ele apontou a necessidade de dialogar sobre diversas questões que atravessam as vivências do público LGBT+, a exemplos do processo de transição entre pessoas trans, formas de tratamentos e convívio familiar. “Esse espaço de fala e escuta dá oportunidade de dialogar sobre gênero e sexualidade no em meio aos servidores municipais que estão em constante contato com a população”.

Programação – A Prefeitura ainda promoverá diversas atividades em alusão ao mês da Visibilidade Trans e Travesti. No dia 30, haverá o mutirão de Saúde Trans, em parceria com a Secretaria de Saúde (SMS), no qual será disponibilizado diversos serviços como, emissão de cartão do SUS com nome social, vacinação, atualização das vacinas, testes rápidos para IST, oferta de autoteste, agendamento e consulta para Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) e consulta médico clínico. O local da ação será o Observatório da Discriminação Racial e LGBT+, localizado na Rua Carlos Gomes, 31, Dois de Julho.

No dia 31, no Teatro Gregório de Mattos, ocorrerá o Encontro de Sensibilização com exibição de vídeo institucional pelo Dia da Visibilidade Trans e Travesti. A ação visa discutir sobre empatia, transição e respeito aos transexuais com um bate-papo com os atores do filme produzido pela Prefeitura e servidores municipais.

Por fim, haverá uma iniciativa de retificação de nome e gênero em documentação civil, em parceria com a Defensoria Pública, Secretaria de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Secretaria de Saúde (SMS) e apoio da Unifacs e Salvador Shopping e Salvador Norte. A ação ocorrerá em dois locais: dias 30 e 31 no Salvador Norte e no Shopping Salvador, 1º e 2 de fevereiro.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

*Campanha: HOSPITAL MUNICIPAL VETERINÁRIO 2024 – PUP