*Campanha: BRT Salvador 2024 – PUP

Tradição do presente para Oxum no Dique do Tororó retorna em 2023



Resgatando uma antiga tradição de oferendas à “Mãe D’Água” no Dique do Tororó, local ancestral das religiões de matriz africana em Salvador, o “Presente às Águas Sórodó” - cortejo para entrega de presentes nas águas – acontece nesta quarta-feira (1º). A iniciativa é apoiada pela Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM) e da Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar).

A programação do Sórodó 2023 terá concentração a partir das 17h, no estacionamento em frente à Arena Fonte Nova, com saída prevista para aproximadamente 20h. O evento terá as presenças do artista Carlinhos Brown, da banda feminina Yayá Muxima, do Afoxé Filhos do Congo, autoridades religiosas, representantes de terreiros, entre outros. O cortejo segue sentido Estação da Lapa, contorna o Dique até a Fonte dos Orixás, onde os balaios serão embarcados por uma equipe da Salvamar, após uma saudação religiosa.

A palavra “Sórodó” significa o ato de levar oferendas para as águas, e resgata uma tradição ancestral de Salvador, além de trazer à tona histórias passadas de pais para filhos pelos moradores das imediações do Dique do Tororó. O presidente da Associação Afro-Ameríndia (AFA), Leonel Monteiro, explica a origem da celebração.

“O Sórodó nasce a partir de uma família formada por pessoas do candomblé, que vivia no entorno do Dique do Tororó, e fizeram uma promessa a Obaluaê, em mérito de uma das filhas, que se encontrava adoentada. Após a graça alcançada, foi pedido que as oferendas fossem direcionadas a Oxum. A partir daí, passaram a levar flores em balaios. A tradição foi passando entre as famílias e, em determinado momento, o costume desapareceu. A partir de 1998, com a instalação das estátuas dos Orixás, o Sórodó retornou, com o pedido de que se mantivessem as esculturas no Dique”, relata.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

*Campanha: BRT Salvador 2024 – PUP