*Campanha: COMBATE ÀS ARBOVIROSES 2024 – PUP

Palhaços animam doadores no Carnaval da Hemoba


A alegria tomou conta da Hemoba nesta quinta-feira (16), primeiro dia do Carnaval em Salvador. Estiveram presentes no Hemocentro Coordenador, na capital baiana, o ator e comunicador Edd Bala e o palhaço Radiola (Raphael Ruvenal), que animou os doadores com a arte da pantomima e da mágica. “Minha missão é fazer alegria e, independente de qualquer momento, procuro fazer de coração e de verdade. È minha missão aqui na Terra. Acho que a construção é coletiva e todo mundo cresce junto. Fico feliz em fazer a diferença na vida de alguém”, declara o artista Raphael Ruvenal sobre usar a arte para conscientização da importância da doação de sangue. Edd Bala acredita que ser palhaço é uma missão nobre e tem o poder de tirar as pessoas, por um momento, de seus problemas. “A gente está aqui de forma muito natural, espontânea e verdadeira, fazendo o que a gente ama fazer, para que as pessoas se sensibilizem e tragam nesta campanha de Carnaval um pouquinho de seu tempo para doar sangue e salvar vidas”, afirma o ator.

A campanha de Carnaval “Chame gente. A Hemoba precisa de todos” busca mobilizar os voluntários à doação para manter o estoque abastecido e garantir a assistência à população no período da folia. Além da divulgação de peças de vídeo, com a participação do bloco carnavalesco Paroano Sai Milhó, spot para rádio, busdoor e cards para as redes sociais, a campanha teve a participação dos cantores Carla Visi, Tico Oliveira e Cláudia Menezes, do Rei Momo e de vários grupos de doadores, como bombeiros, Polícia Militar e Exército. Também estão sendo distribuídos panfletos nas centrais de entrega de abadás, nos pedágios e na estrutura de saúde da Sesab montada no circuito do Carnaval. Nesta época, há uma baixa no estoque ocasionada pelo afastamento dos doadores, que estão envolvidos nas festas carnavalescas ou viajam para aproveitar o feriado prolongado, e um aumento no número de acidentes que, consequentemente, eleva a demanda por bolsas de sangue em procedimentos médicos. Segundo o Ministério da Saúde, há uma diminuição de 20% a 30% de voluntários para a doação neste período.

Em 2020, o último ano que houve Carnaval na Bahia, de janeiro a 15 de fevereiro, foram 18.294 candidatos à doação de sangue, sendo 14.713 considerados aptos. Já em 2023, no mesmo período, foram 20.254 candidatos, com 15.994 aptos. Em relação às solicitações de hemocomponentes, em 2020 foram 20765 e, em janeiro de 2023, 25.639, um aumento de 12%. No momento, o estoque de sangue da Hemoba está crítico para os tipos sanguíneos A-, B+, O- e O+, ou seja, abaixo do nível de segurança recomendado para atender as solicitações de hemocomponentes.

Horário de atendimento no Carnaval – Na sexta-feira (17), o Hemocentro Coordenador receberá os doadores das 7h30 às 17h e o Hemóvel estará no Salvador Shopping, de 8h às 17h. As demais unidades estarão fechadas. Já no sábado, o Hemocentro abrirá das 7h30 às 12h30 e o Hemóvel, de 8h às 14h. No domingo (19), todas as unidades estarão fechadas. Na segunda e terça-feira, a sede da Hemoba atende das 7h30 às 17h e, o Hemóvel, de 8h às 17h, na Estação Rodoviária. Na Quarta-feira de Cinzas, o Hemocentro abre das 8h às 18h30; o Hemóvel funciona, de 13h às 18h, no Salvador Shopping, e as outras unidades funcionarão normalmente, exceto a do Hospital Santo Antônio (OSID). Para conferir o horário de atendimento no interior do estado durante o período carnavalesco, acesse o site da Hemoba.

Critérios para doação de sangue

Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, é necessário também apresentar um documento original com foto, estar com o peso acima de 50 kg, bem de saúde, descansado e alimentado, ter evitado alimentos gordurosos algumas horas antes da doação, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

*Campanha: HOSPITAL MUNICIPAL VETERINÁRIO 2024 – PUP