Para garantir a segurança e o bem-estar dos soteropolitanos e turistas que curtem o Carnaval de Salvador, a Prefeitura realizou um mutirão de serviços neste sábado (18), tanto nos circuitos oficiais como nos locais da cidade que recebem os carnavais de bairro. Foram aplicadas ações de segurança, ordenamento, vistoria, limpeza e manutenção.
Logo nas primeiras horas da manhã, o diretor da GCM de Salvador, Maurício Lima, se reuniu com o prefeito Bruno Reis e representantes da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) para alinhar estratégias de patrulhamento preventivo, proteção ao patrimônio público, garantia da execução de serviços e apoio aos diversos órgãos municipais. Logo após o encontro, as informações foram repassadas pelos coordenadores de equipe aos 1,1 mil agentes envolvidos na operação.
"A Guarda Civil Municipal segue desempenhando diversos serviços preventivos com intuito de colaborar com a tranquilidade ao longo do Carnaval. Diariamente, orientamos nossas equipes, com base nas rotinas diárias, bem como recomendações e orientações de outros órgãos que acompanham e monitoram os acontecimentos na folia", detalhou Maurício Lima.
Em paralelo, 560 colaboradores da Secretaria de Ordem Pública (Semop) estiveram presentes nos circuitos Osmar (Campo Grande), Dodô (Barra/Ondina), Batatinha (Pelourinho) e Mestre Bimba (Nordeste de Amaralina) para orientar e permitir que os comerciantes informais trabalhem em locais apropriados, garantindo a segurança e o bom funcionamento da folia. Também foram realizadas abordagens preventivas, por meio da Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), para direcionar banhistas sobre os cuidados necessários no uso da praia.
Ações de Manutenção – Cerca de 140 profissionais vinculados à Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) estiveram na rua durante a madrugada para deixar tudo pronto nos circuitos e espaços que recebem atrações carnavalescas neste sábado. De acordo com balanço da pasta, foram realizadas ações preventivas de remoção, poda e paisagismo de árvores, desobstrução de boca de lobos e bueiros e reposição de tapumes.
Organização dos trios – A Empresa Salvador Turismo (Saltur) também tem atuado desde cedo para garantir o entretenimento do público presente no maior Carnaval do mundo. De acordo com o órgão, os coordenadores se reuniram com as equipes para arrumar os postos e, a partir disso, orientar os blocos e produções independentes na montagem da ordem de saída dos trios, de acordo com a programação do dia. Mais de 150 agentes participaram das ações.
Limpeza – Para deixar tudo em perfeitas condições, mais de 3 mil colaboradores, entre agentes de limpeza, de coleta, lavagem e motoristas, foram mobilizados pela Limpurb para realizar a higienização das vias, praças, espaços públicos, 3,2 mil banheiros químicos e 90 contêineres de banheiros climatizados.