TV LIBERDADE

Serviços municipais dão mais tranquilidade aos participantes da Festa de Iemanjá



A Festa de Iemanjá, que este ano completou 100 anos, foi marcada pela tranquilidade, mesmo diante da grande quantidade de participantes. Para o conforto, mobilidade e segurança do público, a Prefeitura montou um esquema especial de serviços, envolvendo a preservação ao patrimônio, saúde, ordenamento, salvamento marítimo, trânsito e transporte.

A operação começou na quarta-feira (1º), com a participação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Guarda Civil Municipal (GCM) e Empresa Salvador Turismo (Saltur) atuando no perímetro da festa. Na ocasião, a Prefeitura orientou os ambulantes, tirou dúvidas e informou sobre a proibição de vender bebidas de garrafa de vidro no local e utilizar materiais perfurocortantes. Ao todo, 180 colaboradores da Semop atuaram nesta quinta-feira (2), para manter o ordenamento do comércio no local.

Patrulhamento – O diretor-geral da GCM, Maurício Lima, contou que foram poucas ocorrências ou tumultos. Até às 15h, foi registrada apenas uma ocorrência de roubo a um cinegrafista de TV que cobria a festa, em que o suspeito foi detido por agentes da GCM e conduzido à 7ª DP, no Rio Vermelho.

“Acompanhei a operação de ontem até as 2 da manhã e foi tudo muito tranquilo. Hoje, às 6 horas, já tinha muita gente, mas também uma operação com muitos agentes da Guarda Municipal e policiais militares. São mais de 140 agentes atuando na festa e o que prevalece é a tranquilidade”, afirmou.

A Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) manteve um efetivo de 15 salva-vidas, distribuídos em toda a faixa de areia das praias do Rio Vermelho, além de dar suporte à entrega do presente no mar. Até as 15h, o órgão registrou duas ocorrências. Uma delas foi o atendimento a uma senhora que teve um princípio de desmaio. Ela recebeu os primeiros socorros e depois o atendimento secundário, prestado pelo Corpo de Bombeiros. A outra ocorrência foi de uma criança que se perdeu dos pais e foi devolvida aos seus familiares pelos salva-vidas.

Saúde – Até as 15h, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) registrou 20 atendimentos clínicos e três vítimas de traumas leves. Um módulo assistencial foi instalado na Rua Vieira Neto, com funcionamento das 7h às 22h. A estrutura foi equipada com seis leitos, sendo um leito de estabilização, com suporte avançado à vida.

Além disso, duas ambulâncias do Samu 192 foram disponibilizadas para possíveis remoções, nas ocorrências que necessitem de transferências. No total, 18 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros colaboradores foram escalados para a operação.

Transporte – A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) mobilizou equipes para avaliar a necessidade de eventuais mudanças, para melhor atender aos usuários dos ônibus. “Até o momento, as intervenções de transporte e aumento de frota estão atendendo à população. O movimento aqui tem sido intenso e a Semob atua no ordenamento da convergência do transporte público", relatou o coordenador de Fiscalização de Transporte do órgão, Rogério Baraúna.

FONTE: AGENCIA DE NOTÍCIAS

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

TV LIBERDADE