*Campanha: COMBATE ÀS ARBOVIROSES 2024 – PUP

Dia D do Março Mulher acolheu centenas de soteropolitanas em quase 100 postos de Saúde neste sábado (18)



Fotos: Jefferson Peixoto/ Secom

Nem mesmo as chuvas que caíram na capital baiana neste sábado (18) impediram centenas de mulheres soteropolitanas de comparecer a cerca de 100 unidades de saúde mobilizadas para acolhimento e promoção do autocuidado em uma ampla rede de apoio feminino neste dia especial da Campanha Março Mulher, promovida pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com apoio da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). Desde o início do dia D, as titulares de ambas as pastas Ana Paula Matos (SMS) e Fernanda Lordêlo (SPMJ) percorreram diversos postos e conferiram de perto os serviços e atividades oferecidas especialmente para o público feminino.

A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, destacou que foi notável a adesão das mulheres soteropolitanas à Campanha 'O dia D da Mulher'. “Hoje foi marcado pelo fortalecimento do autocuidado por meio de uma rede de apoio ampla e integral, com a realização da escuta sensível, de rodas de conversas sobre temas importantes de cuidado com a saúde, e sobretudo, de facilitação dos serviços em saúde. Podemos sim dizer que foi um sucesso o nosso primeiro dia D, e já estamos no planejamento do próximo”, comemorou.

Além de aproximadamente 1.500 aplicações da vacina bivalente, foram oportunizadas neste dia D centenas de consultas médicas, expressiva quantidade de exames preventivos, agendamentos de mamografia, ultrassom, testes de ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), além de distribuição de preservativos, materiais informativos, e da promoção de orientações acerca dos serviços da rede SUS em Salvador. “Fico muito feliz em ver as nossas mulheres abraçando esta campanha que é feita com todo carinho e cuidado para que tenham um dia especial em vários aspectos, principalmente com a saúde”, destacou a gestora.

Ana Paula aproveitou para agradecer a parceria com outras pastas, a exemplo da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), que esteve representada neste Dia D pela titular da pasta, Fernanda Lordêllo. “A SMPJ deu um apoio importante neste dia D, atuando forte em toda a campanha, promovendo trabalho com as mulheres, abordando a perspectiva da não violência, dos meios legais de acolhimento e proteção do município que podem e devem ser procurados, além da autonomia social, pois almejamos o fortalecer permanente dessa rede de apoio e afeto”, finalizou.

Vacinação - A vacinação contra a Covid -19 em Salvador estará suspensa neste domingo (19) e será retomada na segunda-feira (20). Os locais e públicos serão divulgados no site www.saúde.salvador@ba.gov.br e rede social da SMS (smssalvador) ainda no domingo.

FONTE: SECOM

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

*Campanha: HOSPITAL MUNICIPAL VETERINÁRIO 2024 – PUP