*Campanha: COMBATE ÀS ARBOVIROSES 2024 – PUP

Simm funcionará em sede provisória a partir da próxima terça (2)


A partir da próxima terça-feira (2), o Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) passará a funcionar provisoriamente no SAC do Empreendedor, no Mercado São Miguel, na Baixa dos Sapateiros. A medida, com duração prevista de 40 dias, foi tomada para a realização da reforma da sede do Simm, no Comércio. O horário de funcionamento permanecerá das 8h às 17h.

O objetivo da medida é oferecer uma estrutura confortável ao público atendido pelo órgão, que chega atualmente a quase 500 pessoas por dia, nas modalidades presencial e on-line, e aos funcionários. De janeiro de 2022 a março de 2023, o Simm realizou 60 mil atendimentos, com o encaminhamento de 26 mil pessoas ao mercado de trabalho.

Cenário econômico – Administrado pela Secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Renda do Município (Semdec), o Simm completou 17 anos em março deste ano. O serviço foi criado com objetivo de intermediar a mão de obra local, junto a iniciativa privada, com foco na oferta e procura de empregos.

Entretanto, a gestão vai além da proposta de origem. O Simm adotou um conceito mais integrado no seu sistema operacional, envolvendo os mais diversos públicos, aproximando-se mais de empregadores e trabalhadores, com objetivo de atender às necessidades e expectativas do público.

A prestação do serviço do órgão também possui um caráter dinâmico, considerando os indicadores internos e externos, relacionados ao cenário econômico mundial, suas tendências e oportunidades. “Caminhando dentro deste propósito do Simm, todas as ações promovidas levam sempre ao objetivo final de intensificar a empregabilidade no município de Salvador e, consequentemente, fomentar a economia local”, salientou a secretária Mila Paes, titular da pasta.

Qualificação profissional – Com atuação inicial em duas frentes de trabalho, o Simm disponibiliza uma equipe de profissionais capacitados para atender ao público de trabalhadores, no modo presencial e on-line, realizando os processos de recrutamento, orientação e seleção das vagas de emprego, assim como o acompanhamento dos candidatos reprovados no processo seletivo, na etapa pós-atendimento.

Do outro lado, os profissionais atendem as empresas parceiras, com o aproveitamento das vagas solicitadas. Num trabalho de sensibilização, o Simm vem estreitando o canal de comunicação com os empregadores, para que elaborem um processo seletivo inclusivo e que seja analisada a qualificação profissional no critério de escolha para preenchimento de vagas, ao invés do período de experiência em carteira de trabalho.

“A reforma física vem consolidar um trabalho do Simm, construído ao longo da atual gestão da prefeitura. Ele é apoiado na interação com nossos públicos, por meio da escuta ativa, realização de treinamentos dos funcionários e parcerias com outras secretarias e instituições, como o Sebrae/Bahia, Ifba, Senac e também nos indicadores”, declarou a diretora do Trabalho e Empreendedorismo da Semdec, Maria Eduarda Lomanto.

Treinar para Empregar – A qualificação da mão de obra se tornou o principal investimento do Simm, servindo de ação estratégica da empregabilidade. Por meio do Programa Treinar para Empregar, são ofertados gratuitamente cursos de curta duração, oficinas e palestras em diversas carreiras, sendo ministrados por parceiros e seguem conteúdos voltados para a tendência da economia e a demanda do mercado de trabalho.

O Treinar para Empregar integra os projetos Simm Prepara, Simm Mulher, pessoas com deficiência (PCD), Primeiro Emprego e 50+. Formatado com trilhas de conhecimento. tem o objetivo de preparar os alunos, aumentando a chance de ingressarem no mercado de trabalho. Realizados nos formatos remoto e presencial, nos horários da manhã, tarde e noite, os cursos viabilizam a aquisição do conhecimento, estimulam a capacidade competitiva e fortalecem o potencial profissional.

Vagas e capacitação – Na atual gestão do governo municipal, foram capacitadas 21 mil pessoas nos diversos segmentos de varejo, energia solar, logística, saúde, automotivo, construção civil, dentre outros. “Sem dúvida, a qualificação é a via adequada para contribuir com o fortalecimento da empregabilidade em Salvador e, consequentemente, pelo desenvolvimento econômico”, finalizou Maria Eduarda Lomanto.

As vagas de empregos e de cursos, oficinas e palestras são divulgadas no Instagram no @semdecsimmsalvador e o agendamento pelo site www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br/. O telefone é o (71) 3202-2016.

Texto: Ascom/Semdec

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

*Campanha: HOSPITAL MUNICIPAL VETERINÁRIO 2024 – PUP