*Campanha: COMBATE ÀS ARBOVIROSES 2024 – PUP

Festejos de Santo Antônio no Centro Histórico de Salvador começam nesta quinta (1º)


Fotos: Valter Pontes/ Secom
Começa nesta quinta-feira (1º) e vai até o dia 13 de junho a celebração a Santo Antônio dentro dos festejos juninos promovidos este ano pela Prefeitura de Salvador no Centro Histórico. Nestes 13 dias de louvação a Santo Antônio, a programação acontece nas ruas do bairro, desde o Carmo até o Largo do Santo Antônio, mas os festejos juninos irão até o dia 25 de junho, celebrando também São João, e tomarão conta da Praça Municipal, Praça da Sé, Terreiro de Jesus, Cruzeiro de São Francisco, Praça da Cruz Caída, Largo do Pelourinho, Santo Antônio Além do Carmo, Saúde e Mercado de São Miguel.

Construída em acordo com a comunidade do bairro, a programação da celebração a Santo Antônio vai ter Bazar da Paróquia, Feira da Sé, Vila Gastronômica idealizada pela Associação dos Barraqueiros de Festas (ABFEST) e Rota Gastronômica Sabores do Interior. Ainda estão previstas a Exposição “ANTÔNIOS - um Tributo a Santo Antônio”; Trilha das Artes nos ateliês e galerias; Roda de Conversa com moradores; oficina de confecção de estandartes juninos, com posterior exposição de rua destes estandartes; oficina de Pãozinho de Santo Antônio; e Correio Elegante no Dia dos Namorados.

A programação ainda terá a presença de “Gonzagão” pelas ruas; carrinhos de cafezinho vendendo licor; Coreto Santo Antônio com trios de forró pé de serra e Oratório de Keiller Rêgo; Tríduo de Santo Antônio do artista Rodrigo Guedes, com apresentação do Coral do Mosteiro de São de São Bento; e missas da Trezena de Santo Antônio. No dia 13 de junho, será celebrada uma missa campal da Paróquia Santo Antônio Além do Carmo.

Para o padre Ronaldo Magalhães, à frente da Paróquia do Santo Antônio Além do Carmo, a importância da Trezena não é só para a igreja, mas para os moradores do bairro e das localidades adjacentes. ”Mexe com toda a comunidade”, diz ele. “A alegria das pessoas que participam não tem explicação, tanto nas rezas quanto nas festas de rua. Os 13 dias de reza e cinco dias de festa no Largo contagiam os moradores de todo o Centro Histórico e de outros locais da cidade também”, revela, animado.

A moradora do Santo Antônio e organizadora dos festejos, Tânia Pastori, declara que a festa centenária ganhou mais força este ano com o patrocínio da Prefeitura de Salvador. Tânia conta que desde 2011 os moradores conseguiram organizar os festejos de maneira que eles tivessem dia e hora para começar e não interferissem de maneira negativa no cotidiano de quem vive no bairro. “A festa hoje beneficia moradores e trabalhadores que estarão inclusive nas 40 barracas da Vila Gastronômica. O apoio da prefeitura é fundamental para o sucesso da festa este ano”, diz ela.

O secretário de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho, destacou a importância da festa, como mais uma ação para fortalecimento do Centro Histórico de Salvador. “A trezena do Santo Antônio já é uma festa tradicional da cidade. É com muita alegria que esse ano damos mais ênfase a esses festejos, seguindo a nossa política de aquecer o Centro Histórico da nossa cidade. Muito feliz também porque esse ano podemos apresentar uma programação extensa, com destaque para a Trezena de Santo Antônio, que tem uma identidade própria e terá um cuidado especial junto com o São João do Centro Histórico”, declarou.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

*Campanha: HOSPITAL MUNICIPAL VETERINÁRIO 2024 – PUP