Preservar a natureza e conservar os recursos naturais são de extrema importância para a sociedade, começando pela educação das crianças sobre o respeito ao meio ambiente. Com esse entendimento, o Grupamento Especial de Proteção Ambiental da Guarda Municipal de Salvador (Gepa/GCM), vai promover palestras e exposições em escolas de Salvador, em alusão ao Dia do Meio Ambiente (5 de junho).
A primeira palestra acontece na próxima segunda-feira (5), às 9h, no auditório do Instituto de Biologia da Ufba, dentro do Seminário Meio Ambiente e Sustentabilidade – Soluções para a Poluição Plástica. À tarde, a explanação acontecerá na Escola Girassol, no Itaigara, das 13h às 16h, e haverá também exposição de animais empalhados.
O coordenador do Gepa, Robson Pires, destaca que a iniciativa nas escolas visa sensibilizar os jovens, desde a infância, a respeitar o meio ambiente. O trabalho de educação ambiental já existe há quatro anos e possui 50 agentes capacitados, nas áreas de fiscalização e resgate.
A diretora da Escola Girassol, Alexandra França, considera que a atividade educacional da Gepa ajuda a desenvolver uma sociedade mais sustentável, a partir da conscientização e despertar da sensibilidade críticas das crianças. “Afinal de contas, elas são os futuros formadores de opinião”, aponta.
Demais locais – No próximo dia 6, a partir das 8h, a palestra será realizada para os alunos da Escola Medalha Milagrosa, no bairro Rio Vermelho, e no dia 7, no Centro Educacional Guimarães Santos, localizado na Estrada das Barreiras, às 8h30. A atividade segue no dia 13, na Escola Península, no bairro da Ribeira, às 8h; no dia (14), no Colégio São Lázaro, no Cabula, às 8h; e no dia 15, às 10h, na Escola Viver Educação, em Periperi.
Caso as instituições de ensino públicas ou privadas tenham interesse em participar dos ciclos de palestras, devem fazer a solicitação pelo email gabinete.gms@ salvador.ba.gov.br .