*Campanha: COMBATE ÀS ARBOVIROSES 2024 – PUP

Oficina discute impactos do racismo no desenvolvimento infantil nesta quarta (31)




Salvador é palco, nesta quarta-feira (31), da I Oficina de Capacitação sobre Primeira Infância Antirracista de Salvador. O encontro acontece das 9h às 12h30, no auditório da Faculdade de Direito da Ufba, na Graça, realizado pela Prefeitura de Salvador, Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) e Instituto Promundo.

A iniciativa tem como objetivo chamar a atenção de profissionais que atuam na educação, assistência social, saúde e da sociedade civil sobre os impactos do racismo no desenvolvimento infantil. O resultado esperado é contribuir para a garantia do atendimento qualificado e humanizado, que leve em consideração as especificidades étnico-raciais das crianças e suas famílias, apoiando pais, mães e cuidadores a exercerem uma parentalidade positiva e estruturante das bases do desenvolvimento infantil.

“No Brasil, os efeitos perversos do racismo estão presentes desde a mais tenra idade”, diz a chefe do escritório do Unicef em Salvador, Helena Oliveira. “Crianças negras e indígenas seguramente experimentaram situações de racismo na fase inicial da vida”, destaca.

Para a titular da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo, persistem na nossa sociedade desafios significativos no que diz respeito à igualdade racial. “É fundamental que todos estejam engajados em promover mudanças positivas e duradouras pela igualdade racial. Investir na primeira infância antirracista é um passo crucial para a construção de um futuro mais justo e inclusivo, para todos os meninas e meninos”, afirma.

A iniciativa faz parte faz parte da #AgendaCidadeUnicef, uma parceria do Unicef com a Prefeitura de Salvador para promover direitos e oportunidades para as crianças e os adolescentes mais vulneráveis, contribuindo com a prevenção de violências. Integra o Ciclo de Capacitação da Primeira Infância organizado pelo Núcleo Especial de Apoio à Primeira Infância (Neapi/Segov) em conjunto com a Secretaria Municipal da Reparação (Semur), a SPMJ, Secretaria Municipal de Educação (Smed) e a DPE-BA.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

*Campanha: HOSPITAL MUNICIPAL VETERINÁRIO 2024 – PUP