*Campanha: VIDA NOVA SALVADOR 2024 – PUP

Prefeitura vistoria áreas de risco com sistema de alarme em comunidade de Cajazeiras



Fotos: Betto Jr./ Secom
Reportagem: Ana Virgínia Vilalva/ Secom

O prefeito Bruno Reis visitou, na manhã desta quinta-feira (8), a comunidade Irmã Dulce, localizada em Cajazeiras VII. A vistoria, em conjunto com gestores municipais e com o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, teve como objetivo verificar as áreas de risco da localidade, que possui sistema de alerta e alarme instalado pelo órgão em 2022.

O prefeito destacou que as vistorias em áreas de risco possibilitam que os mais diversos órgãos da gestão municipal acompanhem, in loco, a situação das comunidades para apresentar soluções. “Nos últimos anos, nós investimos muito na defesa civil, e isso tem salvado vidas. Hoje a cidade está muito mais preparada para as chuvas que nos anos anteriores, mas sabemos que ainda temos desafios e vamos seguir investindo para dar ainda mais segurança às pessoas”, afirmou.

De acordo com Macêdo, “a vistoria foi realizada para analisar a possibilidade de realização de estabilização de uma encosta da comunidade, para garantir a segurança da população que reside na localidade. As equipes da Codesal fizeram o mapeamento da área e constataram o alto risco de deslizamento de terra e descolamento de rochas, pois no local há uma pedreira desativada”.

Ainda segundo o diretor, este tipo de vistoria é de extrema importância para que a Codesal, em conjunto com os demais órgãos, possa elaborar novos projetos de contenção para as áreas consideradas de risco. No final do mês passado, a comitiva da Prefeitura já havia vistoriado outra comunidade em área de risco, na Fazenda Grande do Retiro.

O secretário Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos, afirmou que a vistoria possibilita a análise dos problemas e o direcionamento das ações. Ele destacou a importância de visitar a comunidade in loco. “Estar aqui é diferente de ver a situação em uma foto ou um papel, ou uma descrição em relatório técnico. Aqui, a gente visualiza não só o problema e aquilo que pode impactar na vida das pessoas, mas uma solução possível”, disse.

A Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), responsável pela execução dos serviços de drenagem, desobstruções de rede e limpeza de bocas de lobo, além de coleta de galhos e vegetais tombados, também participou da visita. Segundo a subsecretária Aline Azevedo, a vistoria serve para verificar as necessidades da comunidade.

O vigilante Paulo Silva, de 34 anos, aprovou a vistoria promovida na manhã de hoje. Morador da comunidade há 12 anos, ele aproveitou a oportunidade, e mostrou ao prefeito a situação da encosta localizada no fundo da sua casa. “Fico muito grato com a presença dele. A questão da encosta é o ponto principal que precisamos no momento”, afirmou.

FONTE: SECOM

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

*Campanha: VIDA NOVA SALVADOR 2024 - PUP