NOVEMBRO SALVADOR CAPITAL AFRO 2024

Vigilância Sanitária realiza fiscalização de produtos juninos em Itapuã



A Diretoria de Vigilância da Saúde (Dvis) e a Coordenação da Vigilância Sanitária (Visa), vinculadas à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizaram mais uma ação educativa e de fiscalização em comércios de alimentos típicos juninos, na manhã desta sexta-feira (16). A operação aconteceu no Distrito Sanitário (DS) de Itapuã, no Mercado Municipal e no Núcleo de Abastecimento, Comércio e Serviços (Nacs) do bairro, com o intuito de conscientizar comerciantes e trabalhadores locais.

A feirante Luzineide Santos trabalha na região há cerca de 20 anos e falou sobre a importância da atividade municipal. “Através dessa ação a gente consegue tirar as dúvidas, aprender e prestar um serviço com melhor qualidade, deixando nossos clientes satisfeitos”, explicou.

Através das atividades de fiscalização e educação em saúde os profissionais da Visa norteiam os comerciantes sobre o acondicionamento, manuseio e preparo adequado dos alimentos tradicionalmente vendidos neste período. Além disso, as equipes técnicas orientam sobre os procedimentos para regularização (obtenção ou renovação) do Alvará de Saúde.

De acordo com Larissa Santos, chefe de Vigilância Sanitária do DS Itapuã, essa é uma forma de evitar possíveis complicações à saúde nesta época do ano e de reforçar a importância das boas práticas no comércio dos alimentos. “Estamos aqui para orientar os comerciantes e feirantes quanto ao acondicionamento correto dos alimentos vendidos nessa época do São João. Observamos os produtos naturais como o milho, amendoim, laranja, o coco, além dos industrializados e processados como bolos e licor. Passamos orientações sobre a higiene, manipulação e armazenamento desses produtos e boas práticas no geral, para que eles possam oferecer aos consumidores produtos com qualidade sanitária, evitando danos à saúde”, explica.

Cartilha – A Visa produziu e lançou no início da semana a cartilha educativa “Cuidados com os alimentos do São João”, com informações sobre a importância da atenção nos locais da compra, orientações sobre os manipuladores de alimentos, cuidados na escolha, preparo e consumo de produtos típicos e seus derivados, além de informações sobre rotulagem dos produtos, alergias alimentares e outras dicas e receita. A cartilha está disponível no site da SMS, através do link www. saude. salvador. ba. gov. br/ download/ cartilha-cuidados-com-os-alimentos-no-sao-joao/.

Reportagem: Letícia Silva/Secom

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

NOVEMBRO SALVADOR CAPITAL AFRO 2024