O Teatro Gregório de Mattos (TGM) recebe neste fim de semana o espetáculo “Palafitas”, inspirado na necessidade de contar um pouco da história da população negra, por meio da atuação de jovens negros e negras da periferia, formados pelo projeto Focus Moda Social e Sustentável. As apresentações acontecem neste sábado (29) e domingo (30), às 15h30. Os ingressos custam R$20 e podem ser adquiridos na bilheteria do TGM, situado na Praça Castro Alves, Centro.
O diretor do “Palafitas”, Jonas Bueno, explica que o enredo traz o território africano e toda a herança africana deixada na Bahia para contar e cantar histórias atuais através de letras que envolvem fé, amor, raça, comunhão, paz e energia. “Palafitas vem muito da minha vivência enquanto jovem negro e periférico, pois já tive a experiência de viver em palafitas”, conta. O espetáculo comemora também o 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.
O projeto Focus Moda Social e Sustentável nasceu no Subúrbio Ferroviário, em 2015, e trabalha com a juventude preta periférica na linha da moda, do teatro, da dança, da música, das artes plásticas, do empreendedorismo digital e do audiovisual. Hoje, a inciativa trabalha com mais de 80 jovens de Salvador, no intuito de promover inclusão, oferecer oportunidades e uma nova perspectiva de um mundo melhor e inclusivo.