TV LIBERDADE

Formação visa promover a inclusão de pessoas com deficiência no esporte em Salvador


Foto: Otávio Santos/Secom PMS

Os profissionais que atuam nos equipamentos esportivos municipais ou nas práticas esportivas nas comunidades terão um diferencial: formação para trabalhar com pessoas com deficiência. Inicialmente 60 profissionais da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) serão capacitados para que possam receber o público de maneira mais assertiva e acolhedora. O lançamento da formação foi realizado na quinta-feira (24), na sede da Sempre, no Comércio.

A formação será oferecida em parceria com o Centro de Referência Paralímpico da Bahia. O curso terá duração de 40 horas e será realizado on-line. Posteriormente, após a conclusão da parte teórica, os profissionais vão vivenciar a prática na sede do Centro Paralímpico, situado na Avenida Luís Viana (Paralela).

A diretora de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência da Sempre, Daiane Pina, reforçou a importância da inclusão nos equipamentos esportivos municipais. “As pessoas com deficiência têm direito ao esporte. Por isso vamos treinar os professores da Sempre e funcionários que atuam nos equipamentos esportivos e nas comunidades para atender os alunos com deficiência da melhor maneira possível, com material adequado, para que a população tenha o melhor serviço possível e com qualidade”, reforçou.

O coordenador do centro de referência, Virgílio Leiro, explicou que todo o conteúdo abordado terá enfoque na acessibilidade plena das pessoas com deficiência no viés do paradesporto. “Passa desde o acolhimento, sobre conhecer a deficiência, classificação e funcionalidade. Isso porque, em nível de competição, cada deficiência tem sua especificidade na modalidade esportiva. Então eles também vão conhecer sobre a elegibilidade relativa à inclusão, ao médio e alto rendimentos”, detalhou.

A Sempre possui seis equipamentos esportivos em funcionamento atendendo aos soteropolitanos. Dentre eles estão o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) de Valéria, a Arena Aquática Salvador, e a Estação Cidadania São Marcos. Além disso, a capital baiana possui mais de 500 campos e quadras espalhados por toda a cidade.

O titular da Sempre, Junior Magalhães, destacou os esforços da Prefeitura para abraçar todos os soteropolitanos. “A ideia é incluir ao máximo todas as pessoas da cidade no esporte, que já tem essa capacidade de inclusão e transformação de vida. Está dentro das atribuições da Sempre dar o exemplo, seja pela acessibilidade dos equipamentos esportivos ou nos atendimentos. O esporte traz resultado rápido, melhora a autoestima, a saúde e promove mudança de vida”, finalizou.

Reportagem: Joice Pinho/Secom PMS

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

TV LIBERDADE