Com o objetivo de oferecer melhores condições de trabalho, levando em consideração a importância da boa saúde emocional para o quadro efetivo de servidores da Guarda Civil Municipal (GCM), o Núcleo Psicossocial do órgão (Nups/GCM) oferece serviços de assistência social, apoio psicológico e psiquiátrico aos 1,4 mil agentes da instituição na própria sede, na Avenida San Martin. Juntos, psicólogos, assistentes sociais e a médica psiquiátrica, Joana Abrahão, desenvolvem atividades com intuito de melhor assistir o efetivo que atua diariamente nas ruas de Salvador. Somente em 2022, o Nups realizou 900 atendimentos.
Autora do artigo “A ansiedade e a depressão no terceiro milênio”, Joana Abrahão alerta que, no mundo, a depressão afeta mais de 300 milhões de pessoas de todas as idades. Juntas, depressão e ansiedade custam US$1 trilhão para a economia mundial, de acordo com levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Os dados reforçam a importância do serviço desenvolvido pela Guarda. “A intenção é de que o agente seja acolhido no momento de necessidade. Atendemos os guardas e seus familiares, pois sabemos que o sofrimento mental sempre gera um impacto na família. Cuidamos para que fiquem e estejam sempre bem”, frisa.
Como exemplo, Joana conta o caso de uma guarda que tinha demandas derivadas de questões familiares. “Nos procurou, fizemos intervenções psicodinâmicas com medicações e acolhimento e hoje já está ótima, trabalhando a todo gás”, declara.
O diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência de Salvador, Maurício Lima, faz questão de acompanhar de perto o trabalho do Nups. “O intuito é preparar nosso efetivo para as dificuldades das suas atribuições. Ofertamos um serviço com equipe adequada e atividades como rodas de conversa, palestras e atendimento personalizado para o guarda que tem necessidade de ter um olhar individualizado para cuidar da sua saúde mental”, frisa.
Serviço – O Nups faz parte do Centro de Valorização da GCM e é responsável pela elaboração, supervisão e aplicação de procedimentos e programas interdisciplinares que dão suporte psicossocial aos agentes da guarda e seus familiares. São realizadas atividades, terapias, programas preventivos na área de saúde mental, palestras, atendimentos psicológicos individuais e em grupos, buscando auxiliar no alívio das tensões e na busca pela qualidade de vida. O serviço conta ainda com uma preparação especial dos coordenadores e supervisores para ter um olhar mais sensível para o psicológico de cada atendido.