A Prefeitura de Salvador, por meio da Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), tem instalado novas luminárias em campos, quadras e praças de Salvador, tornando-os mais iluminados e incentivando a prática esportiva e o lazer também à noite. Na Fazenda Grande IV, 49 luminárias e 57 projetores estão sendo instalados em um campo de futebol, uma quadra poliesportiva e uma praça.
O local passa por uma grande reforma para a disponibilização de novos equipamentos públicos de lazer e esporte para os moradores, atendendo a um antigo anseio da comunidade. No campo de futebol, havia quatro postes de concreto, que estão sendo substituídos por postes em fibra, por oferecerem mais segurança e evitarem o risco de choque. Além disso, o número de postes foi ampliado de quatro para seis. No local também havia 12 projetores de descarga metálica de mil watts que agora estão sendo substituídos por 48 projetores, todos em LED. Já na quadra ao lado, estão sendo implantados os outros nove projetores.
A nova iluminação também acaba beneficiando as ruas, avenidas e bairros da cidade. Segundo o gerente de iluminação da Dsip, Jucimar Setúbal, a tecnologia anterior de descarga metálica, apesar de ter uma temperatura de cor branca, tinha um consumo mais alto. Essa tecnologia está sendo substituída por projetores em LED, que tem uma potência menor e ao mesmo tempo um fluxo luminoso maior.
“Fazendo um comparativo do consumo anterior que a gente tinha aqui com o consumo que teremos agora, teremos uma economia de 50%. Então, é um ganho fora do comum, comparado ao que tínhamos antes. E isso ocorre no âmbito da cidade inteira, com toda a modernização que fizemos na cidade, incluindo os mobiliários públicos: os esportivos e as praças”, conta.
De acordo com o diretor da Dsip, Ângelo Magalhães, a pasta tem atuado para entregar uma cidade cada dia mais iluminada para os cidadãos. “Quando equipamentos de lazer e espaços públicos recebem nova iluminação, aumentamos a qualidade de vida, interação, sensação de segurança e dignidade das pessoas que moram na região. Uma obra de requalificação de uma praça perpassa pela modernização da iluminação pública, e afeta de forma positiva o comércio, as crianças e todos que transitam no bairro”, destaca o gestor.
Melhorias – Dona de um ponto comercial em frente ao campo de futebol da Fazenda Grande IV, Lene Maria do Carvalho, de 63 anos, não vê a hora de ficar pronta a reforma. “Vai ficar lindo, muito bom! Aqui antes era bem escuro e eu já não enxergo direito, então era bem ruim para mim até mesmo transitar na escadinha que dá acesso ao campo. Com a iluminação vai melhorar muito, acredito que melhore inclusive o movimento aqui do meu ponto. Quanto mais claro estiver, melhor, pois traz mais segurança para nós e evita também os acidentes”, opina.
“Há quatro anos a gente não tinha nada aqui, mas a Prefeitura enxergou uma oportunidade de fazer essas melhorias para nós, moradores. É algo que eu não acreditava, mas que já estou vendo acontecer. Estou achando ótima a reforma”, acrescenta Ricardo dos Santos, de 32 anos.
Modernização – De janeiro a julho, a Dsip modernizou a iluminação de 59 praças da cidade, com a instalação de 590 luminárias, 19 projetores e 296 novos postes. Já foram beneficiadas praças nos bairros de Cajazeiras, Brotas, Itapuã, São Caetano, Pau da Lima, Valéria, Pituba, Cidade Baixa e Subúrbio. As próximas áreas de lazer e convivência estão passando pelos serviços preliminares e algumas estão na fase de infraestrutura, com a implantação de postes e instalação da parte elétrica.
Além disso, a modernização da iluminação beneficiou 83 campos e quadras de Salvador nos primeiros seis meses deste ano. Foram implantados 1.155 pontos em LED com um investimento de R$ 3,8 milhões em bairros e localidades como Uruguai, Fazenda Grande II, Cabula, Brotas, Nossa Senhora do Resgate, Subúrbio, Liberdade, São Caetano e Itapuã.
Premiação – Em 2022, o programa Iluminando Nosso Bairro (INB) foi agraciado com o prêmio “Setor Elétrico de Qualidade das Instalações Elétricas”, na categoria “Projeto Luminotécnico”, pela melhoria da iluminação pública na capital baiana e seus impactos na vida do soteropolitano. A premiação ocorreu durante a 39ª edição do Circuito Nacional do Setor Elétrico (Cinase).
Atualmente, a cidade conta com mais de 180 mil pontos modernizados com a substituição da tecnologia em descarga para LED, garantindo melhor luminosidade, menor consumo e maior durabilidade, proporcionando mais conforto e sensação de segurança aos cidadãos.
Reportagem: Priscila Machado/Secom PMS