Foto: Divulgação
A Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) e a Coelba, concessionária de energia, fecharam uma parceria para a realização de uma ação conjunta e contínua para a remoção de vegetações em ruas e avenidas de Salvador. Denominada de “Mutirão de Podas”, a ação acontecerá quinzenalmente em diferentes bairros da cidade até o final do ano, e a primeira edição acontece neste domingo (3), na Rua Amazonas, na Pituba.
Para a realização do serviço, a distribuidora e o órgão orientam e solicitam aos moradores que evitem estacionar veículos nas vias em que acontecerão o mutirão, para que os caminhões que vão apoiar o serviço possam estacionar no local adequado.
“A poda de livramento de rede realizada pela Coelba permite que as equipes da Seman possam trabalhar com segurança nas árvores que, porventura, estejam em contato com fiações de redes de energia elétrica. Nossas equipes não são habilitadas para executar esse tipo de poda. Desta forma, os dois órgãos atuam em conjunto nessas situações”, explicou o secretário da Seman, Lázaro Jezler.
De acordo com o gerente de Operações da Neoenergia Coelba, Tales Itaborai, a medida visa atender a demanda dos soteropolitanos e dinamizar o serviço na cidade. Ele ressalta que a poda de árvores próximas aos fios de energia por pessoas sem o treinamento e autorização representa um sério risco de choque, e o manuseio errado destas vegetações pode resultar na queda dos galhos na rede elétrica, causando interrupção de energia que poderia ser evitada.
Segurança – A poda de vegetais que estão em vias públicas é realizada pela Seman. Porém, em situações que os galhos e árvores estejam próximos ou em contato com a rede elétrica o serviço é executado pela Neoenergia Coelba, que possui os profissionais autorizados e capacitados a trabalhar em situações que envolvem a eletricidade.
O trabalho da distribuidora de energia consiste na retirada dos galhos e plantas que estão próximos à fiação. Para solicitar o serviço, o consumidor deve entrar em contato com a através do número 116.
Já as árvores que não estejam em contato com as fiações da rede elétrica são de responsabilidade da Seman. O serviço pode ser solicitado por meio do Fala Salvador, no telefone 156, site www. falasalvador. ba. gov. br, aplicativo Fala Salvador Cidadão, WhatsApp (71) 98392-3927 ou presencialmente nas Prefeituras-Bairro.
Números – De 1º de janeiro a 31 de julho deste ano, a Seman já realizou a poda de 27.762 árvores em Salvador. As equipes do órgão fazem ações corretivas, preventivas e emergenciais, todos os dias, inclusive com plantões nos finais de semana e feriados.
Plantio em área urbana – O plantio correto das árvores na área urbana contribui de forma decisiva para uma arborização ordenada. Para isso, o cidadão deve seguir algumas orientações, como não plantar árvore em via pública próxima a redes de energia e de drenagem.
O tipo da vegetação a ser plantada também deve ser levado em conta. Árvores como a ficus benjamina e a amendoeira, por exemplo, não são indicadas para a área urbana, por serem vegetais de grande porte que têm alto índice de queda e raízes que racham as calçadas, levantando o piso.
Por indicação do Manual de Arborização Urbana da Prefeitura, as árvores que devem ser plantadas são as nativas de Mata Atlântica, como saboneteira, urucum, biriba, ipê amarelo e ipê roxo, entre outras. O manual pode ser consultado no site https://prefsa.org/OSmAc.
FONTE SECOM