*Campanha: BRT Salvador 2024 – PUP

Vigilância Sanitária reforça ações educativas e de fiscalização para produtos típicos de São Cosme e Damião


Foto: Lucas Moura / Secom PMS

À medida que o dia 27 de setembro se aproxima, quando a celebração de São Cosme e Damião é marcada, a demanda por produtos típicos, como frango, peixe, camarão seco, quiabo, leite de coco, azeite de dendê, amendoim e castanha, aumenta consideravelmente. Para garantir a segurança alimentar da população e prevenir Doenças Veiculadas por Alimentos (DVA), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Vigilância Sanitária, está intensificando orientações e fiscalizações em estabelecimentos que comercializam esses alimentos.

Gilmara Sodré, responsável pela Gerência de Vigilância e Segurança dos Alimentos, enfatizou a importância de verificar “as condições dos locais de venda, incluindo a higienização do ambiente, tanto em bancas de ambulantes quanto em estabelecimentos formais, como açougues”. Além disso, o correto descarte de resíduos e o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) pelos manipuladores de alimentos são partes das orientações da Vigilância Sanitária. A higiene dos utensílios e dos manipuladores também é destacada pela especialista.

Vale destacar que a Vigilância Sanitária realizará, nos dias 20, 21, 22 e 25 deste mês, atividades educativas em várias áreas da cidade, abrangendo distritos sanitários como o Centro Histórico, Barra, Rio Vermelho, Subúrbio Ferroviário, Itapagipe, Liberdade e Cajazeiras.

Ludmila Costa, coordenadora da Vigilância Sanitária, salientou que “conhecer para prevenir é o lema da Vigilância Sanitária, por isso, por meio dessas atividades educativas”. “Em todos os distritos sanitários da cidade, contribuímos para que tenhamos uma cidade mais segura do ponto de vista da produção e consumo desses alimentos típicos”, disse.

“Visitamos, orientamos, informamos, acolhemos as dúvidas e questões apresentadas pelos trabalhadores, para depois fiscalizarmos esses locais”, acrescentou Ludmila Costa.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

*Campanha: BRT Salvador 2024 – PUP