Foto: Otávio Santos/Smed
Cerca de 230 estudantes do 2º, 5º e 9º ano, de seis escolas municipais localizadas nas ilhas de Salvador, participaram das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Na Escola Municipal Ilha dos Frades, a avaliação envolveu alunos do 2º ano e do 5º ano e foi realizada na segunda (30) e nesta terça-feira (31).
A gestora Heliana Guimarães destacou o engajamento dos estudantes no processo. “Eles estavam bem interessados e animados com a avaliação”, disse.
Em Santana, na Ilha de Maré, a Escola Municipal Claudemira Santos Lima recebeu os aplicadores do Saeb nesta terça (31) para avaliação dos estudantes do 5º ano. “Nossos alunos estavam ansiosos e bastante envolvidos nessa atmosfera de Saeb”, afirmou a gestora Telma de Jesus dos Santos.
De acordo a diretora, a avaliação é muito importante e serve como um termômetro do processo de ensino e aprendizado. “O Saeb fornece informações acerca do que devemos planejar para termos uma prática exitosa no processo de educar. E em se tratando de escolas das ilhas, oportuniza aos nossos alunos mostrarem o seu desempenho frente a outras realidades muito diferentes da que estamos inseridos”, frisou Telma.
Nas ilhas, as avaliações tiveram início no dia 24 e se encerraram nesta quarta-feira (31), com ampla participação dos alunos. Foram realizadas também nas escolas municipais Ilha de Maré e de Bananeira, na Ilha de Maré, de Bom Jesus e Dr. Antônio Carlos Magalhães, na Ilha de Bom Jesus dos Passos.
Texto: Ascom/Smed