Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS
A Expo Carnaval Brazil 2023, encerrada em Salvador este domingo (26), no Centro de Convenções Salvador (CCS), na Boca do Rio, também teve espaço para a tecnologia. A Arena Salvador LAB, montada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) foi o local de discussões sobre soluções tecnológicas para a folia, com foco na capital baiana.
Além de palestras, foi realizada a maratona CarnaHack 2023, através de parceria entre a Prefeitura de Salvador, a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-BA), a Softwell Solutions e a Universidade Salvador (Unifacs). O evento reuniu entusiastas de tecnologia para desenvolver projetos de transformação digital através da tecnologia No-Code.
Competidores, além de demonstrar habilidades de programação, participaram do clima carnavalesco, recebendo mentorias e concorrendo a prêmios. Dentre eles, dez startups baianas locais estiveram presentes para apresentar e comercializar produtos e serviços inovadores da folia. Os melhores projetos foram escolhidos por uma banca multidisciplinar e apresentados no evento de encerramento.
A titular da Semdec, Mila Paes, destacou a conexão do evento com o programa Salvador LAB, da pasta municipal. “Carnaval é cultura e arte, mas também é economia e geração de renda. Então o Salvador LAB, nosso projeto de fomento ao empreendedorismo, pretende trabalhar a nova economia e as cadeias da criatividade, da economia circular, da tecnologia, e é isso que a gente está fazendo”, declarou.
O gerente-executivo da Softwell Solutions, Adriano Barbosa, exaltou a importância da parceria com a Semdec no CarnaHack. “A galera estava engajadÃssima. Vimos soluções com foco em resolver problemas do Carnaval de Salvador, inovação na área de saúde, na área da segurança pública, na área da mobilidade, por exemplo. A ideia foi de propor soluções para a banca de jurados e fazermos a premiação”, disse.
Participante da maratona, VinÃcius Alves apresentou o projeto Smart VÃdeos, utilizando tecnologia para oferecer soluções de comunicação humanizada para grandes empresas. Ele expressou entusiasmo em fazer networking e agregar empresas durante o Carnaval.
“O Smart Videos pode ser feito em escala, comunicando com cada pessoa, cada cliente de uma empresa grande, de maneira individual. A intenção é de quebrar as barreiras que as empresas têm de se comunicar com muitas pessoas em grande quantidade, utilizando a automação”, explicou.