Programa Estadual de Prevenção de Desastres Naturais da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), realizada neste domingo (5), no bairro pelo governador Jerônimo Rodrigues. O investimento de R$ 4,3 milhões, leva segurança para cerca de 100 famílias que vivem em áreas de risco na região.
"Isso foi a melhor coisa que aconteceu para o nosso bairro, para nossa comunidade, porque já tivemos acidentes fatais aqui, fatais com pessoas e com animais, que tinham umas cabrinhas aqui embaixo que morreram também. E para a gente foi a melhor coisa que aconteceu. Só agradecemos ao Estado por isso!”, vibrou a moradora, que trabalha em um bar abaixo da encosta.
O processo de licitação às autoridades estaduais, execução e entrega durou cerca de sete meses e, segundo o líder comunitário de Saramandaia, Cleive Anjos, vai salvar vidas. “Essa é uma obra muito importante nossa comunidade, não só para as pessoas que moram na parte de cima. É mais segurança para todos. Um tempo atrás, teve um deslizamento e, infelizmente, perdemos uma vida. Mas, agora não vamos perder”, ponderou Cleive.
Com a obra, o Estado soma 13 encostas entregues somente em 2023. O trabalho contou com solo grampeado, revestimento em concreto projetado e instalação de calhas de drenagem pluvial. Foram beneficiados moradores da Chorrochó, da 3ª Travessa Santo Antônio de Pádua e da rua Boa Vista. “São 3.900 metros quadrados de solo grampeado, sob investimento de R$ 4,3 milhões. É uma obra que impacta em toda a comunidade. A Conder tem um programa muito robusto de encostas. Já temos cinco em andamento. Estamos nos habilitando junto ao PAC e já cadastramos mais 124 encostas”, afirmou Ide Saffe, presidente em exercício da Conder.
A equipe técnica do estado esteve no bairro durante a execução da obra, dialogando também com moradores e lideranças, realizando plantões sociais, ações socioeducativas e visitas domiciliares. Durante a visita, o governador Jerônimo Rodrigues ressaltou o cuidado com as vidas dos moradores. “Esse é um investimento que só quem mora aqui, embaixo ou em cima, sabe do significado dessa obra. Salvador é uma cidade que chove bastante, e essa contenção é para evitar tragédias nas fortes chuvas, para garantir a vida das pessoas. Além disso, valoriza as casas, valoriza o bairro”, salientou o governador.
Esporte e lazer
Em Saramandaia, o Governo da Bahia, por meio da Superintendência de Desportos da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (Setre), também realizou um dia de futebol e atividades educativas com o projeto Caravana do Lazer. A ação voltada, especialmente, para crianças e adolescentes contou com jogos de tabuleiro, como dominó, xadrez e dama, cama elástica e futebol de rua.
Após a partida do “baba dos amigos de saramandaia”, também foram entregues pelos representantes da pasta material esportivo para os atletas que estiveram em campo. A Caravana do Lazer leva profissionais de educação física formados como agentes comunitários pelo projeto.
Repórter Milena Fahel/GOVBA