Com intuito de acolher e dar as boas-vindas aos profissionais que ingressam nos quadros da Prefeitura de Salvador nas diversas modalidades de vínculos empregatícios, incluindo estatutários, comissionados e temporários (Reda), a Secretaria Municipal de Gestão (Semge), através da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), realiza mais uma ação do Programa de Acolhimento de Novos Servidores. Uma turma de aproximadamente 100 recém-contratados participa de dinâmicas de grupos e momentos de descontração nesta quinta-feira (16), das 8h às 17h, no auditório da Semge, nos Aflitos.
Nomeado em julho deste ano, o psicólogo Edson Neto, 38 anos, está atuando na Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). Questionado sobre a escolha pelo serviço público, ele revela que passar no concurso da Prefeitura foi a realização de um sonho. "Era algo que sempre almejei, ter a certeza de um vínculo de trabalho não precarizado que nos oferta garantias", disse.
Animado em participar do Programa de Acolhimento, ele afirma a iniciativa é de grande valia. "Estamos entrando em um mundo novo. Eu, por exemplo, sempre trabalhei com registro em carteira e sei que no regime estatutário é diferente, tem outras regras. É muito importante a gente ter conhecimento dos direitos assegurados com o concurso. O programa fortalece nosso empoderamento e também nos ajudará a tomar ciência dos deveres como servidor público", destacou.
De acordo com o secretário de Gestão, Rodrigo Alves, que participará da abertura do evento, a iniciativa visa estreitar os laços dos novos servidores com a gestão pública. "É um momento para recepcionarmos os novos que chegam para compor os quadros da Prefeitura. É o momento de falarmos sobre a nossa estrutura, nossos valores enquanto gestão pública, para melhor inseri-los nos seus novos ambientes de trabalho e, sobretudo, para darmos as boas-vindas e colocarmo-nos à disposição”, assinalou o titular da pasta.
Sob responsabilidade da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (CDP/DGP), a ação foi planejada para acontecer todos os meses e tem como objetivo integrar os novos servidores com a governança da gestão municipal, além de orientá-los com informações fundamentais, como benefícios, direitos e deveres, legislações e regimentos aplicados à prática profissional na Prefeitura, sistemas corporativos, estrutura organizacional da gestão municipal, entre outros temas. Em cada edição mensal do Programa de Acolhimento de Novos Servidores haverá ainda a cerimônia de posse dos profissionais.
"Esse encontro visa auxiliar no processo de adaptação ao ambiente de trabalho, apresentando a estrutura da PMS, informando dos seus direitos, deveres, benefícios. A nossa intenção é de que possamos viabilizar encontros mensais", afirmou a diretora da SGP/Semge, Mariana Trocoli.
Para Diego Filipe Barbosa Ribas, 35 anos, que ingressou no serviço público em setembro deste ano e trabalha da Defesa Civil de Salvador (Codesal), o momento será uma ótima oportunidade para tirar dúvidas. "Durante o encontro farei alguns questionamentos, além de poder conhecer pessoas e saber como funciona a gestão. Ser funcionário público é nutrir o sentimento de poder contribuir com a população, poder fazer a diferença diretamente na vida das pessoas", pontuou o servidor.