Foto: Otávio Santos/Smed
A Secretaria Municipal da Educação (Smed) está realizando uma atualização dos materiais da rede municipal de ensino de Salvador em colaboração com professores, coordenadores e, também, com a participação das famílias dos alunos. A iniciativa busca promover uma adequação participativa e colaborativa dos materiais e possui consultoria da Avante – Educação e Mobilização Social.
A coordenadora da Educação Infantil da Smed, Karla Chaves, explica que o principal objetivo desta atualização é contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento às crianças entre zero e cinco anos da rede municipal de Salvador, através da atualização, revisão e adequação do Referencial Curricular Municipal para Educação Infantil e dos Materiais Pedagógicos desenvolvidos no âmbito do Projeto Nossa Rede Educação Infantil.
A produção dos materiais também foi acompanhada pela realização de Formação Continuada desses profissionais e pelo desenvolvimento do Sistema de Monitoramento da Qualidade do atendimento, o Indique Salvador. Entre 2021 e 2022, o Indique Salvador passou por revisão e aplicação e, neste momento, segue em um Ciclo de Avaliação que compreendo o período de 2022 a 2024.
“A educação especial na perspectiva da Educação Inclusiva, a publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o cenário pós-pandêmico e os resultados da aplicação do Indique em 2022 indicaram a necessidade de fortalecer as práticas pedagógicas, ampliando a participação das crianças, famílias e outros atores, abordando questões como intersetorialidade, identidade, território, comunidade e educação antirracista”, aponta Karla.
Sandy Santos de Jesus, mãe de uma aluna da rede municipal de ensino, tem contribuído com a revisão dos materiais e enfatizou a importância da inclusão. “Tenho uma filha de quatro anos com cegueira total nas duas vistas, e que busca sempre o braille nos materiais didáticos da escola. O que falta um pouco é o braille e também o alto relevo para ela se situar um pouco nas imagens ilustrativas. Sou grata pela oportunidade que tem sido dada a mim para ajudar nos materiais adequados para a minha filha”, avalia.
“Esse trabalho de atualização possibilita o aperfeiçoamento do material Nossa Rede a partir das percepções e constatações de professores, de alunos e de familiares. As contribuições são recebidas pelas equipes técnicas por meio de um processo de escuta, que reafirma o caráter democrático e dialógico do nosso material”, avaliou o titular da Smed, Thiago Dantas.