*Campanha: BRT Salvador 2024 – PUP

Universidade para Todos segue promovendo aulões e simulados para estudantes que vão fazer vestibular


A preparação para os processos seletivos de ingresso ao Ensino Superior dos estudantes da rede estadual de ensino continua contando com a contribuição do Programa Universidade para Todos (UPT), da Secretaria da Educação do Estado (SEC). Passadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a hora agora é de focar nos vestibulares da Universidade do Sudoeste da Bahia (Uesb), que acontece nos dias 3 e 4 de dezembro, e da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em 10 e 11 de dezembro. Os beneficiários do UPT seguem estudando para a realização do sonho de ingressar na universidade, aproveitando a oferta de aulas de segunda a sexta-feira, simulados e revisão aos finais de semana, promovidos pelo UPT, uma iniciativa do Governo do Estado, através SEC em parceria com as quatro universidades estaduais (Uneb, Uefs, Uesc e Uesb) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Ufrb).

O UPT segue com foco no vestibular, trabalhando com conteúdos de Linguagem, Ciências Humanas e da Natureza, Matemática e Redação, visando contemplar as possíveis abordagens que serão cobradas nas provas de acesso às universidades estaduais. “Durante a realização das provas do Enem, que aconteceram nos dias 5 e 12 de novembro, a equipe da SEC e das universidades parceiras recepcionaram os estudantes, com entrega de adesivo motivacional, água e caneta. Foram mobilizados 18.966 estudantes concluintes e egressos da rede estadual de ensino e 1.200 estudantes universitários que atuaram no programa, como professores-monitores receberam bolsa permanência. Nesta reta final, além dos aulões, os estudantes realizaram, entre os dias 21 e 22 deste mês, o simulado para o vestibular da Uneb”, destaca a coordenadora geral do UPT, Patrícia Machado.

A professora-monitora Gleissia Santos, formada em História pela Uneb atuante no Programa Universidade Para Todos desde 2019, fala de sua experiência junto aos alunos que desejam ingressar no Ensino Superior, a exemplo da Uneb: “foi no UPT que me construí como professora, tendo a primeira oportunidade de lecionar. Fazer parte do UPT é uma grande honra, visto que posso contribuir com a preparação de jovens e adultos que querem mudar suas realidades através da educação, e já auxiliei na preparação de vários que estão nas universidades. Para além de poder fomentar a minha formação pessoal e profissional".

Gleissia ressalta que, no vestibular da Uneb, muitos dos conteúdos estão sendo abordados de maneira regional, a exemplo de História da Bahia, focando, principalmente, no Bicentenário de Independência da Bahia e suas personalidades. “Na literatura, o foco é nas obras obrigatórias do vestibular, dentre elas Tenda dos Milagres, A Morte e Morte de Quincas Berro D' Água e o Largo da Palma, que têm um recorte regional (Bahia-Salvador)”, exemplifica.

Eloiza Alves de Oliveira, que atua nas disciplinas de Física e Matemática como professora-monitora do UPT, destaca a importância do programa na preparação dos estudantes. “O trabalho desenvolvido pelos professores monitores do UPT é de suma importância e isso se expande a vários níveis. Um deles é a importância social, pois, através da oferta de aulas gratuitas de pré-vestibular para alunos, que possivelmente não teriam acesso a um curso preparatório privado por vários fatores, torna mais democrático o acesso desses alunos à universidade. Tem-se também o caráter de qualificação dos estudos dos cursistas, haja vista todo o planejamento e acompanhamento realizado no desenvolvimento do programa ao longo do ano”, avalia.

Eloiza ressalta, ainda, os conteúdos trabalhados com os alunos: “estes versam muito nas experiências anteriores, compreendendo assuntos mais recorrentes nessas provas. Para tanto, há toda uma organização, pensando no que temos de tempo disponível e no que provavelmente será abordado na prova”.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

*Campanha: BRT Salvador 2024 – PUP