TV LIBERDADE

Fiéis enfrentam sol e fila para reverenciar Santa Luzia


Foto: Bruno Concha/Secom PMS 
Mesmo com o sol forte e as longas filas, uma multidão se deslocou para a região do Comércio de Salvador, com o objetivo de reverenciar Santa Luzia. Um verdadeiro mar de fiéis se reuniu, na manhã desta quarta-feira (13), para celebrar a santa protetora dos olhos, que na capital baiana tem a concentração realizada na Igreja de Santa Luzia do Pilar, localizada neste trecho da Cidade Baixa.

No adro e nos arredores do templo religioso, milhares de fiéis esperavam ansiosamente a vez de entrar na igreja e poder cumprir as promessas e os débitos anuais com a santa de devoção. Lá dentro, o ritual era semelhante: deita as mãos na tina d’água, leva aos olhos que, de fechados e opacos, se iluminam e se abrem. Em seguida, a multidão seguiu em procissão pela Avenida da França, ao som de cânticos em homenagem à padroeira dos oftalmologistas, conhecida pela alcunha de “janela da alma".

A enfermeira aposentada Normélia Bonifácio, de 71 anos, moradora de Paripe e devota de berço, era trazida ao templo dedicado à Santa pela mãe, prática que foi intensificada aos sete anos, quando perdeu a visão de um dos olhos. "Graças a Deus e Santa Luzia, aos 10 anos, recuperei a visão. E sigo fiel até hoje. Recentemente perdi a visão esquerda e ela me devolveu novamente. Por isso sempre agradeço primeiro a Deus, em seguida a ela, que tem essa grande importância durante toda a minha vida”.

Nessa rotina, alguns celebram graças alcançadas, enquanto outros iniciam a longa jornada com promessas, penitência e a esperança de cura, seja para si ou para algum ente querido. Moradora da região de Cajazeiras, Nailda da Silva, de 83 anos, não deixa de homenagear a santa neste dia consagrado.

"Somos todos devotos de Santa Luzia, e hoje vim aqui em busca de cura para minha mãe, Narcisa Maria, que tem 105 anos e, recentemente, perdeu a visão. Vim pedir mais um pouco de luz nos olhos de minha mãe, para que ela possa chegar ao final com dignidade. Sou frequentadora desta igreja desde a infância, e sei que ela não me faltará, nem a ninguém de minha família", pediu emocionada.

Fonte – Considerada milagrosa, a água que flui da fonte que brota no adro da igreja é tida como responsável pela cura e melhora de muitos problemas de visão desde o século XVII. Moradora da Baixa da Paz, em Cosme de Farias, e frequentadora assídua da cerimônia em louvor à Santa Luzia, Ivone Santana, de 72 anos, disse ter se livrado da catarata lavando os olhos na fonte consagrada à protetora dos olhos.

"Eu sempre vinha aqui, pegava um pouco de água para lavar os olhos, e hoje não aparece mais nada nos exames. Estou curada! Santa Luzia me fortalece e me leva para frente, sempre!”, comemorou a dona de casa.

Aos 70 anos, Feliciano da Conceição, morador de Lauro de Freitas, peregrina mensalmente para a Igreja de Santa Luzia, em busca de cura. "Meus olhos adoeceram, mas sinto melhora desde que me apeguei à Santa Luzia, me tornando um devoto. Chego cedo, assisto à missa, rezo o terço, e tenho certeza de que a doença não está avançando. E esse processo vai chegar à cura”.

Histórico – Protetora dos olhos e padroeira dos oftalmologistas, Santa Luzia, ou Lúcia de Siracusa nasceu no século IV e foi uma mártir da perseguição do imperador romano Diocleciano aos cristãos, antes da religião se tornar oficial no império.

Em Salvador, a igreja do Pilar foi edificada por espanhóis que chegaram à capital baiana em 1718, seguindo os estilos rococó e barroco. Na cidade, a devoção a Santa Luzia teve início no século XVII, em uma pequena capela localizada na região da Gamboa, ganhando força no Pilar a partir do século XX.

Filhos de Gandhy - Responsáveis pela festa que comanda a devoção na entrada do templo religioso, os membros do afoxé Filhos de Gandhy têm uma história particular com a santa protetora dos olhos na Bahia. Paulo Cesar do Sacramento, de 67 anos, foi o primeiro secretário da entidade carnavalesca e contou que, à época da fundação do bloco de afoxé, feita pelos estivadores do Porto de Salvador, os primeiros membros eram também frequentadores da Igreja de Santa Luzia, e dali surgiu o nome do bloco e os primeiros desfiles.

“Portanto, desde então, participamos desta linda festa em homenagem à Santa Luzia, reverenciando a nossa santa maior. Por isso é muito importante estarmos aqui todos os anos, cumprindo essa tradição que já está inserida no calendário de festas populares da cidade", ressaltou.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

TV LIBERDADE