*Campanha: COMBATE ÀS ARBOVIROSES 2024 – PUP

Carnaval de Salvador terá climatizadores espalhados nos circuitos



O Carnaval de Salvador 2024 terá nos circuitos Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande-Centro) e Batatinha (Pelourinho) climatizadores instalados pela Prefeitura para amenizar os impactos do calor durante a realização da festa. A novidade foi anunciada pelo prefeito Bruno Reis nesta quarta-feira (31), no Cine Glauber Rocha, no Centro, durante coletiva à imprensa para divulgação da infraestrutura e serviços municipais que atenderão os foliões durante a passagem de trios e blocos pelas ruas da cidade.

Além disso, outras medidas preventivas serão executadas para o conforto de soteropolitanos e turistas que curtirem a maior festa de rua do planeta. “Esse calor e, sobretudo neste verão, nos trouxe preocupações para os grandes eventos. A Prefeitura se antecipou e determinou uma série de regras e protocolos para serem cumpridos pelos camarotes e pelos blocos, como também adotou uma série de medidas que já ocorreram na Lavagem do Bonfim e que ainda ocorrerão na Lavagem de Itapuã e Festa de Iemanjá”, disse o prefeito.

“Para o Carnaval, vamos ter climatizadores por todos os três principais circuitos, principalmente na parte da tarde, que fica mais quente, além de ventiladores, pontos de hidratação e distribuição de protetores solares”, acrescentou Bruno Reis.

Durante o evento de apresentação dos serviços, o diretor de Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Gegê Magalhães, ressaltou que os climatizadores são equipamentos que fazem umidificação por nebulização. Os aparelhos já passaram por testes e estará em funcionamento principalmente nos momentos de saída dos trios.

“Esse sistema reduz a temperatura entre cinco a oito graus em área externa. Os circuitos também terão pontos de hidratação e ventilação na chegada dos portais, além de bebedouros. Essas medidas ocorrerão inclusive no Santo Antônio Além do Carmo, que não é um circuito oficial, mas que também terá festa”, afirmou.

Protetor solar – A distribuição de protetor solar ocorrerá em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Haverá 50 colaboradores em todos os portais de chegada e ao longo dos circuitos entregando o produto entre às 12h e 16h, considerado período mais crítico de incidência solar.

O titular da Secult, Pedro Tourinho, destacou a necessidade de ações do tipo frente às questões de emergência climática. “Estamos em conversa, desde dezembro, com a Defesa Civil de Salvador (Codesal) e SMS, e montamos todo um plano de contingenciamento para altas temperaturas, o que envolve monitoramento frequente em tempo real. Parece até um sonho dizer isso, mas grande parte do Carnaval será climatizado. E nossa preocupação vai além do calor, mas com a radiação solar, que causa câncer de pele. Por isso, será feita distribuição de protetor solar contra raios UV”, complementou.

FONTE AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

*Campanha: COMBATE ÀS ARBOVIROSES 2024 – PUP