Limpurb atuará com mais de 3 mil profissionais no Carnaval de Salvador

Foto: Alfredo Filho/Arquivo Secom PMS

Para garantir a limpeza durante o Carnaval 2024, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) montou uma megaoperação especial com mais de 3 mil profissionais atuando em todos os dias nos circuitos oficiais, Carnaval nos Bairros e nas ilhas da capital baiana. Caminhões-pipa, caminhões de sucção e triciclos são alguns dentre os 218 equipamentos que serão utilizados para dar suporte aos serviços realizados.

Além disso, 3,3 mil banheiros químicos e 90 climatizados estarão disponíveis para a população em pontos estratégicos dos circuitos. Para o presidente da Limpurb, Omar Gordilho, a expectativa é entregar um serviço com ainda mais excelência neste ano.

“Além das nossas ‘Passarelas da Limpeza’, onde nossos agentes atuam perfilados realizando a varrição antes e depois a passagem de cada trio, nossos serviços serão prestados 24h por dia, com equipes preparadas para entregar aos baianos e turistas uma cidade limpa após cada dia do maior Carnaval do planeta”, destacou o presidente da Limpurb, Omar Gordilho.

Iniciativas – Pela primeira vez a Limpurb, a Empresa Salvador Turismo (Saltur) e a Bahia Transferência e Tratamento de Resíduo (Battre) anunciaram o compromisso de neutralizar as emissões de carbono durante o Carnaval 2024 com certificados reconhecidos pela Organização das Nações Unidas - ONU. Por meio de métodos e tecnologias aplicadas no AMC, o metano - gás advindo da decomposição anaeróbica dos resíduos – é capturado e transformado em biogás, evitando que o gás seja liberado na atmosfera na forma bruta, produzindo os “créditos de carbono”.

Durante a folia, também serão instaladas oito Centrais de Apoio ao Catador, espaços para a compra e venda de materiais recicláveis. Gerenciados por 14 cooperativas, esses locais contarão com o suporte da Limpurb que, além de viabilizar a infraestrutura, também vai fornecer oito caminhões de coleta para transporte diário dos recicláveis coletados nesses locais.

Outra iniciativa apoiada pela Limpurb é o projeto “Plástico é vida, reciclando na avenida”, ação voltada para a coleta exclusiva de parcela dos plásticos gerados no Circuito Dodô (Barra/Ondina). A iniciativa surgiu em 2018, a partir da identificação de que, ao longo dos anos, as latinhas de alumínio têm sido o material reciclável mais coletado nos eventos festivos, em detrimento aos plásticos e outros materiais recicláveis, devido ao baixo valor comercial que apresentam.

A campanha é realizada nas madrugadas, com a atuação conjunta entre equipe de coleta e os cooperados da Bariri, a partir do início do serviço de limpeza das vias. No Carnaval 2023, mais de 19 toneladas de plástico foram coletadas pelo projeto.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem