REGULAR DE ENTREGAS 2024 - PI

Prefeituras-Bairro registram 100 mil atendimentos no 1º bimestre de 2024

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

As unidades administrativas da Prefeitura-Bairro, situadas nas dez regiões da capital baiana, têm ajudado os cidadãos a resolver, de forma célere, suas demandas com os órgãos municipais. Antes mesmo de fevereiro chegar ao fim, juntas as unidades já realizaram 100 mil atendimentos desde o início de janeiro.

Os espaços, que nasceram com a proposta de descentralizar os serviços públicos, são alternativa para os soteropolitanos acessarem uma gama de serviços perto de casa, em um único local. Assim, o soteropolitano economiza com deslocamentos e consegue sanar suas pendências de forma mais tranquila e fácil.

Moradora de Brotas, Erica Santos, 34 anos, contou que enxerga a Prefeitura-Bairro como um espaço de orientação constante sobre os serviços municipais. “Para mim é muito mais cômodo vir à Prefeitura-Bairro porque já consigo tirar todas as minhas dúvidas. Já peguei informações sobre alguns serviços e me inscrevi no CadÚnico por aqui. Então quando alguém próximo precisa de algo da Prefeitura, faço questão de indicar também”, contou.

A unidade que registrou o maior quantitativo de atendimentos no período foi a Prefeitura-Bairro Cajazeiras, que executou 16.987 mil atendimentos. Em segundo lugar ficou a unidade do Cabula/Tancredo Neves, com 14.210 mil atendimentos realizados. E, contabilizando o terceiro maior lote de atendimentos, ficou a unidade de Itapuã, com 11.503 mil.

O secretário de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, Luciano Sandes, comemorou o feito e explicou que o número significa que as unidades têm cumprido seu papel de servir com qualidade aos soteropolitanos. "Chegamos à marca dos 100 mil atendimentos antes mesmo de completarmos o primeiro bimestre de 2024 e isso demonstra a relevância das nossas unidades. Vamos continuar trabalhando para o crescimento cada vez mais acelerado desses números, que significam mais trabalho pela população", ressaltou.

O que encontrar – Nas Prefeituras-Bairro o cidadão pode resolver diversas demandas ligadas a diversos órgãos. As unidades ainda possuem parcerias com outras esferas ofertando serviços ligados à Coelba, por exemplo. É possível solicitar alistamento militar, se inscrever e atualizar em programas sociais como Primeiro Passo, CadÚnico e Minha Casa Minha Vida, realizar cálculos da Previdência Social, agendar consultas e exames pelo SUS, solicitar serviços de reparos na iluminação pública, poda de árvores e afins.

Por meio do site https://prefeiturabairro.salvador.ba.gov.br os cidadãos conseguem consultar tudo que pode ser resolvido nas unidades e ainda, buscar por endereços e telefones das Prefeituras-Bairro.

Título de eleitor – A novidade é que quem está com pendências eleitorais também vai poder ficar apto resolvendo suas questões nas Prefeituras-Bairro. A ideia é que os cidadãos possam se regularizar até dia 8 de maio para exercer seus direitos de cidadão na eleição municipal deste ano. A prestação do serviço vai ocorrer através de uma parceria entre a Prefeitura e o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).

Os serviços do TRE-BA estarão disponíveis em breve, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em postos fixos nas Prefeituras-Bairro. Os trabalhadores das unidades estão passando por capacitação para dar início a este atendimento ao público.

Reportagem: Joice Pinho/Secom PMS

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