O curso de Panificação do projeto Vida Nova, realizado pela Prefeitura de Salvador em parceria com o Senac Bahia, teve mais uma turma concluída na última sexta-feira (26). As aulas, iniciadas no dia 15 deste mês, ocorreram no Restaurante Popular de Pau da Lima.
O projeto, promovido por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), tem como objetivo principal qualificar os participantes para fomentar o empreendedorismo e a geração de renda nas famílias assistidas pelos serviços socioassistenciais da cidade. Uma das participantes do curso, a cozinheira Elisângela Santos ressaltou a importância da formação para aprimorar seus conhecimentos em gastronomia.
"Sou formada na área, trabalho como confeiteira e com produção de doces, bolos e salgados. Esse curso de Panificação é uma expansão da minha área, que veio para aperfeiçoar os conhecimentos que já tenho e, assim, entregar o melhor para os clientes. É sempre bom aprendermos. Conhecimento nunca é demais", avaliou Elisângela.
O curso, com duração de 40 horas, teve inscrições abertas para maiores de 16 anos, com ou sem Ensino Fundamental completo. Instrutor da atividade, Vinícius Soares destacou que a parceria com a Sempre abre oportunidades para que os alunos desenvolvam habilidades e gerem renda, seja trabalhando formalmente ou em negócios próprios.
"Essa parceria impulsiona o desenvolvimento do empreendedorismo, fornecendo subsídios, ferramentas e conhecimento necessários para que os alunos possam se envolver nessas atividades posteriormente. A escolha entre trabalhar em regime CLT ou iniciar um negócio próprio fica a critério deles", afirmou Soares.
Na segunda-feira (29), foram iniciadas as aulas das turmas de Preparo de Acarajé e Abará. Em seguida, serão oferecidos cursos de Comida de Boteco, a partir do dia 6 de maio; Cozinha Básica, no dia 20 de maio; e Auxiliar de Cozinha, com início previsto para setembro.
Reportagem: Mateus Soares/Secom PMS