*Campanha: BRT Salvador 2024 – PUP

Colabore já atraiu mais de 20 mil pessoas em cinco anos de funcionamento



Foto: Lucas Moura/Secom PMS
Primeiro Centro de Inovação Público de Salvador, o Colabore celebrou os cinco anos de funcionamento na última sexta-feira (10), com uma programação especial e gratuita. Inaugurado em 2019, o espaço é uma iniciativa da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), em colaboração com o Parque Social e o Sebrae Bahia, e já atraiu mais de 20 mil pessoas através das capacitações, eventos e painéis oferecidos na estrutura.

Localizado no Parque da Cidade, no Itaigara, o local é destinado a microempresas, microempreendedores individuais, startups e pessoas que possuem soluções de impacto social para a cidade. Durante o evento, o titular da Secis, Ivan Euler, mencionou a importância do espaço para o desenvolvimento da cidade e dos pequenos empreendedores.

"Este espaço foi um sonho. Na ocasião, havia o desejo de construir um coworking público, um espaço onde os cidadãos pudessem trazer suas ideias por meio de suas startups. Hoje, é um equipamento extremamente importante para Salvador. É um recurso que contribui significativamente para a cidade e para os pequenos empreendedores. Aqui, podemos apoiar de diversas formas esses pequenos empreendedores sociais que existem nas comunidades", pontuou.

Ao longo desses cinco anos, o Colabore tem sido uma área de capacitações, atendimentos, eventos, ações e programas, contribuindo para o desenvolvimento do empreendedorismo na capital. O ambiente ainda oferece espaços de inovação, salas multiuso, auditório e áreas verdes, proporcionando uma atmosfera propícia para a colaboração e a criatividade.

Roda de conversa – A celebração foi marcada por uma roda de conversa sobre economia circular e negócios, com a participação das empresárias Luciana Galeão, Rosemma Maluf e Isabela Suarez. Também foi realizado um bate-papo que reuniu investidores renomados e fundadores de startups bem-sucedidas para discutir investimentos para empresas.

Superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury ressaltou a importância do Colabore, citando o impacto positivo que o espaço tem tido no comportamento das micro e pequenas empresas. "Este é um equipamento de extrema importância. Na verdade, a Prefeitura tomou a iniciativa de implementá-lo em parceria conosco. Assim, o Sebrae passou a ser o gestor desse recurso, que se tornou um centro de grande interesse, oferecendo oportunidades para os pequenos negócios se destacarem e receberem apoio. O Colabore tem até servido de modelo para outros estados", revelou.

A diretora-geral do Parque Social, Sandra Paranhos, falou sobre a incubadora In Pacto, instalada no Colabore, que tem proporcionado oportunidades para pequenos empresários. "Às vezes, as pessoas têm um projeto, mas não sabem como dar o pontapé inicial na ideia. Aqui, oferecemos estrutura para receber esses pequenos empreendedores, ou possíveis empreendedores. Muitas vezes, eles não sabem que têm potencial para ser grandes empreendedores, mas passam a reconhecer isso após participarem das mentorias, capacitações e orientações oferecidas", finalizou.

Reportagem: Mateus Soares/Secom PMS

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

*Campanha: BRT Salvador 2024 – PUP