NOVEMBRO SALVADOR CAPITAL AFRO 2024

Estudantes baianos participam de encontro de grêmios escolares, em Salvador


 

Foto: Yasmim Marinho/SEC

Os caminhos para o fortalecimento do protagonismo estudantil estão entre os assuntos discutidos no Encontro de Grêmios Escolares e Entidades Estudantis da Bahia, que esta acontecendo, nesta sexta-feira (3), no Hotel Fiesta em Salvador, onde estão reunidos mais de 100 representantes dos estudantes secundaristas, do ensino técnico e universitários dos 27 territórios de identidade baianos.

Na pauta, estão sendo abordados programas, projetos e políticas de assistência estudantil desenvolvidos pelo Governo do Estado e são voltados para a juventude. Entre eles estão os investimentos na área da Educação; as estratégias para fortalecer os grêmios da Bahia; e as ações que visem estreitar o espaço de diálogo com o movimento estudantil.

A secretária da Educação da Bahia, Rowenna Brito, destaca que o encontro reflete o compromisso do governo com a democracia e o empoderamento dos jovens. “Este é um espaço de formação continuada para os estudantes conhecerem a estrutura da secretaria, seus projetos, programas e estratégias na melhoria da infraestrutura e da gestão pedagógica. É muito importante que os estudantes organizem os grêmios e que eles sejam um instrumento de apoio à gestão na transformação da Educação na Bahia”.

Geovana Alves Miranda, 16 anos, aluna do Ensino Médio, veio do município de Ibipeba, na Microregião de Irecê, onde cursa o 2º ano do Ensino Médio, no Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Célia Oliveira Leite. Para ela, a importância do evento é o de proporcionar a troca de experiências entre estudantes de diversas regiões da Bahia. Ela destaca, ainda, a importância do encontro para “ampliar nosso conhecimento sobre as ações da Educação, incluindo os relatos e as experiências positivas dos colegas para aprimorar ainda mais este momento de escuta”.

Para a coordenadora de Políticas para a Juventude da SEC, Larissa Lima, o encontro integra as estratégias da SEC que visam fortalecer os grêmios estudantis e promover uma gestão democrática na escola. Ela enfatiza a realização das mesas temáticas sobre o funcionamento da SEC e os programas de assistência estudantil. “Temos na nossa rede estadual mais de 100 grêmios estudantis, em todos os territórios de identidade. Estamos realizando uma escuta qualificada, bem como a elaboração de um plano de ação em conjunto com os estudantes, no qual incluiremos um calendário de ações para serem desenvolvidas ao longo do ano”.


Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

NOVEMBRO SALVADOR CAPITAL AFRO 2024