O programa Geração SSA iniciou duas novas turmas esta semana na sede do Projeto Tangará, no bairro de Fazenda Coutos III. A capacitação Preparação ao Mercado de Trabalho e Empreendedorismo foi iniciada na última segunda-feira (29) e terá duração de cinco meses, com direito à certificado.
Ao todo, 125 pessoas já se inscreveram e estão distribuídas nas duas turmas, uma do turno matutino e outra do vespertino. “O projeto é bacana para a comunidade de Fazenda Coutos III, que é uma área carente da cidade. Não havia melhor tempo para chegar, pois muitos jovens que vivem aqui buscam uma oportunidade e hoje estão encontrando essa capacitação. A comunidade abraçou e está fazendo presença. Está sendo bastante gratificante tanto para eles, como para a gente”, conta Deise Queiroz, secretária do Projeto Tangará, que está sediando as novas turmas do Geração SSA.
Aperfeiçoamento – O curso Preparação ao Mercado de Trabalho e Empreendedorismo está dividido em cinco módulos e aborda temas como introdução ao programa e ao desenvolvimento pessoal, soft skills e trabalho em equipe, empreendedorismo e economia criativa, empreendedorismo em rede e networking, profissões do futuro e eixos específicos de atuação, a exemplo da área da saúde, arte e entretenimento, construção civil e turismo e varejo.
“Neste começo de curso, a gente orienta sobre como se vestir, como responder, a forma com que a pessoa vai se apresentar numa entrevista, entre outros aspectos. São assuntos valiosos, porque são direcionados a jovens que estão entrando no mercado de trabalho agora. Então, essa oportunidade de conhecimento aumenta muito as chances e a esperança de chegar mais rápido ao primeiro emprego. E eu sempre digo a eles que o conhecimento é algo que ninguém tira da gente, que vai ficar conosco durante a vida toda. Quanto mais a gente tiver conhecimento e se capacitar, mais a gente conseguirá chegar numa posição melhor”, explica a professora Rita Santana.
Para a aluna Jamile Neves, de 16 anos, a capacitação tem sido uma experiência única. “É bom para nós, jovens da periferia, que às vezes não temos muitas condições para pagar um curso e é bom para saber como se comportar no ambiente de trabalho. Até mesmo para quem está fazendo um estágio é uma preparação importante, pois o estágio pode ser uma porta de entrada para o emprego, então tem sido um aprendizado excelente”.
Inscrições abertas – As novas turmas do programa Geração SSA ainda estão com inscrições abertas. Os interessados devem ter idade entre 16 e 25 anos e se inscrever através do site salvadordigital.salvador.ba.gov.br ou se dirigir ao Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), na Rua Miguel Calmon, 506, no Comércio; com RG, CPF e comprovante de residência em mãos. Os alunos menores de 18 anos devem ir acompanhados de seus responsáveis.
Programa – Lançado pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), em novembro de 2023, o Geração SSA visa preparar o público jovem para o mercado de trabalho, oferecendo conhecimento e despertando talentos. O programa tem parceria da Escola do Caos, entidade que é referência no Brasil em projetos de capacitação.
Atualmente, o programa conta com 850 pessoas inscritas e é realizado em Cajazeiras, Paripe, Fazenda Coutos, Cabula, Valéria, Brotas, Comércio, São Cristóvão, Pau da Lima, Nazaré e Sussuarana.
Reportagem: Mateus Soares e Priscila Machado/Secom PMS
FONTE AGÊNCIA DE NOTÍCIAS