*Campanha: COMBATE ÀS ARBOVIROSES 2024 – PUP

Maio Laranja: Crianças de escola municipal participam de tour na Arena Fonte Nova


Foto: Lucas Moura/Secom PMS
Com muita animação, 15 pequenos torcedores soteropolitanos que estudam na Escola Municipal Cosme de Farias, situada em Nazaré, conheceram a Arena Fonte Nova na terça-feira (14). É a terceira vez que a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) promove uma visita como esta para alunos da rede municipal de educação de Salvador.

As crianças, que cursam o 4º ano, puderam conhecer diversas dependências do estádio, passeando pela zona mista, vestiário, gramado e o CT de campeões. A visita guiada fez parte da programação de atividades propostas pela campanha Maio Laranja, de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

O pequeno Isaac Santana Trindade, de 10 anos, ficou radiante com o passeio. “Fiquei muito empolgado de ver como é por dentro. Eu já tinha vindo aqui no estádio, mas nunca nesses espaços que a gente passou hoje. Para mim foi tudo muito incrível, principalmente porque a gente pode jogar vários jogos no computador no final”, contou empolgado.

Maria Santana fez questão de acompanhar a visita do neto Luan, de 10 anos. Ele, que tem baixa visão, estava bastante feliz por poder conhecer os bastidores do estádio de futebol. “Eu amei a visita, poder ver as crianças brincando foi maravilhoso. Acompanhar meu neto conhecendo o estádio, interagindo com o espaço do jeito dele, foi muito bom. É lindo poder acompanhar esse momento dele, porque ele ama todo tipo de esporte”, relatou.

A professora da turma, Luziane Lima, afirmou que a visita foi um momento único e que, certamente, ficará eternizada nas memórias das crianças. “Todos querem ser jogadores de futebol por demonstrarem ser grandes pessoas. Então este momento de conhecer como acontece um jogo traz uma ludicidade grande e uma visão que eles não tinham. Foi uma experiência fantástica poder conhecer um pouco de como é a vida dos jogadores antes da partida”, pontuou.

Conscientização – A coordenadora de Políticas Públicas para Infância, Adolescência e Juventude da SPMJ, Dinsjani Pereira, explicou que a visita contemplou uma parada para as crianças brincarem com jogos digitais porque, a partir da diversão, é possível educar e falar sobre os diversos tipos de violências a que são expostas no mundo dos jogos, desde o fato de serem meninas e terem menor aceitação no ambiente, ou por solicitações de dados pessoais ou fotos que as colocam em uma situação de vulnerabilidade.

“A gente quer este mês falar das violências, mas também trazer as crianças para espaços que permitam sua inclusão. Depois da visita guiada, levamos eles para a Arena Gamer para que eles percebam que além da brincadeira por trás do jogo, é preciso ter um cuidado com um tipo de violência que é mais oculta”, detalhou Dinsjani.

Mobilização – A campanha Maio Laranja visa conscientizar os cidadãos para combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, e em Salvador tem uma programação extensa até o fim do mês. No próximo dia 27, por exemplo, a SPMJ vai pro CT do Bahia, em Dias D’Ávila, para uma ação de conscientização com os profissionais do clube sobre como combater violência sexual de crianças e adolescentes.


FONTE AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

*Campanha: COMBATE ÀS ARBOVIROSES 2024 – PUP